VÍDEO: Pacientes denunciam ratos em lixeiras e larvas na comida na UPA Pampulha, em BH

larva comida upa
Pacientes que utilizam a UPA da Pampulha, em BH, denunciam que viram ratos no local, além de larvas encontradas na comida (Rogério Correia/Redes Sociais)

Pacientes que utilizam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na regional da Pampulha, em BH, denunciam que viram ratos no local, além de larvas encontradas na comida.

Os vídeos que mostram a situação, circulam nas redes sociais. Em uma das imagens, é possível ver larvas em uma marmita. A paciente que grava a situação fala sobre o que encontrou.

“Tava toda fechadinha, no finalzinho, olha o que a gente encontra aqui. Uma larva. Olha a gravidade da coisa, olha o que os pacientes estão comendo aqui”.

Já em um segundo vídeo, o flagrante mostra um rato dentro da lixeira da unidade.

Seretaria diz que vai investigar

Em resposta, enviada ao portal BHAZ, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que já acionou a Vigilância Sanitária (VISA) e já recolheu as amostras na unidade para analisar.

A nota ainda afirma que o órgão vai realizar vistorias na empresa fornecedora dos alimentos, contratada por meio de processo licitatório.

Já em relação aos ratos vistos por pacientes na unidade, a Secretaria disse que a Zoonoses realiza vistorias quinzenais com desratização, e empresa especializada, que realiza a aplicação de veneno contra ratos e diversas pragas.

Leia a nota da Secretaria Municipal de Saúde de BH na íntegra:

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a Vigilância Sanitária (VISA) foi imediatamente acionada e já recolheu as amostras na unidade. A análise será feita no Laboratório de Bromatologia.
Cabe destacar que a empresa fornecedora, contratada por meio de processo licitatório, está localizada em Contagem. A VISA da capital já contatou as equipes do município e solicitou uma vistoria ainda nesta segunda-feira, dia 26, para verificar as condições do local, bem como as boas práticas de fabricação dos alimentos.
Sobre os roedores, o local é monitorado pela Zoonoses, que realiza vistorias quinzenais com desratização, e empresa especializada, que realiza a aplicação de veneno contra ratos e diversas pragas. Para garantir que não apareçam roedores na unidade, a Zoonoses também realiza ações de conscientização nos estabelecimentos do entorno, repassando dicas sobre o correto acondicionamento de lixo.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!