Paralisação de motoristas afeta transporte coletivo em Vespasiano: ‘Absolutamente ilegal’, diz sindicato

Google Street View/Reprodução

O cidadão que utiliza o transporte coletivo de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, precisa ficar atento. Os ônibus do Move metropolitano e das linhas convencionais que atendem a estação Morro Alto estão paralisados nesta segunda-feira (8).

Os rodoviários exigem que a empresa Saritur Morro Alto continue pagando o tíquete alimentação durante o período das férias, algo que está para ser retirado, conforme informou ao BHAZ o Sindicato dos Rodoviários de BH e Região. A paralisação afeta um total de 11 linhas que atende aos bairros e estações do Move.

Para o Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana), a paralisação é “absolutamente ilegal”, pois as empresas “não foram previamente comunicadas”, conforme exigido em lei.

O sindicato enfatiza que “inverdades que circulam pelo WhatsApp” estão baseando a paralisação e que não está acontecendo a circulação mínima dos coletivos.

“O Sintram reforça que as empresas estão envidando todos os esforços no sentido de retomar o mais brevemente a normalidade da operação e os serviços sejam rapidamente regularizados”, afirmaram em nota.

Nota do Sintram na íntegra:

“Diante das paralisações verificadas na manhã de hoje (08/07/2019), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte vem esclarecer que as manifestações são baseadas em inverdades que circulam pelo whatsapp.

A paralisação é absolutamente ilegal, já que as empresas não foram previamente comunicadas conforme dispõe a lei 7.783/1989 e, ainda que os trabalhadores já tenham sido alertados acerca da inveracidade das reinvindicações, eles mantêm o movimento. Infelizmente, os colaboradores se recusam a garantir o mínimo da operação exigido por lei, o que tem prejudicado os usuários.

Essa paralisação ilegal não foi orquestrada pelo sindicato representante da categoria, mas sim por iniciativa de opositores e, por isso, o SINTRAM e as empresas operadoras dos serviços não se envolverão em disputas de poder e lideranças sindicais e não negociarão com grupos sem representatividade legal.

O SINTRAM reforça que as empresas estão envidando todos os esforços no sentido de retomar o mais brevemente a normalidade da operação e os serviços sejam rapidamente regularizados.”

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!