Ônibus parados! Rodoviários cruzam os braços na Estação Barreiro contra falta de cobradores

Yuran Khan/BHAZ

Usuários do transporte público na Estação Barreiro, em Belo Horizonte, encontram ônibus parados desde o início da manhã desta quarta-feira (21). É que rodoviários estão paralisados em protesto pela ausência de agentes de bordo nos coletivos fora do tempo determinado por lei.

Ao BHAZ, a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da cidade, informou que o movimento teve início na Estação Diamante e continuou no Barreiro. Muitas das linhas que trazem a população para a região central não circularam no começo do dia, enquanto as que saíram foram em horários diferentes do estipulado.

A BHTrans está na estação e ao fim do dia divulgará balanço com o número de viagens que não foram realizadas. A Estação Barreiro atende diariamente 38 mil usuários e possui sete linhas troncais e 18 alimentadoras.

Coletivo sem agente de bordo

Sobre a circulação de coletivos sem o agente de bordo, a BHTrans informa que tem “intensificado a fiscalização para garantir o cumprimento da lei e está autuando as empresas que estão circulando sem agentes de bordo”.

Em Belo Horizonte a Lei 10.526/2012 determina que os veículos destinados aos serviços de transporte público coletivo e convencional devem operar com agente de bordo. No entanto há alguns que não precisam do profissional. São eles:

  • Veículos do Bus Rapid Transit (BRT);
  • Em horário noturno, das 20h30m às 5h59m;
  • Aos domingos e feriados;
  • E nos veículos dos serviços especiais caracterizados como executivos, turísticos ou miniônibus

De janeiro a outubro deste ano já foram realizadas 7.973 autuações às concessionárias por descumprimento da legislação. A multa para essa infração é de R$ 665,68.

Denuncie

A população pode denunciar por meio do telefone 156 ou no fale conosco no portal da PBH. “As informações são essenciais para direcionar as ações de fiscalização”, destaca a empresa.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!