Cenipa aponta ‘falha no motor’ em queda de avião da PF na Pampulha

queda avião aeroporto pampulha
Relatório preliminar do Cenipa apontou que avião teve “falha no motor” (CBMMG/Divulgação)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou um relatório preliminar sobre a queda do avião da Polícia Federal (PF) na Pampulha, em BH. O acidente ocorreu no dia 6 de março e deixou duas pessoas mortas e uma ferida.

De acordo com o relatório, a aeronave apresentou uma falha ou um mau funcionamento no motor durante a decolagem. Em seguida, os pilotos tentaram fazer um pouso de emergência na cabeceira oposta, mas o avião acabou caindo.

Os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto morrem no acidente. Um terceiro tripulante, o mecânico da empresa terceirizada Walter Luís Martins ficou ferido. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital João XXIII.

Uma transmissão ao vivo captou o diálogo entre o controlador de solo e o controlador da torre no Aeroporto da Pampulha no momento do acidente.

“Você visualizou o cara decolando? Escutou um barulho? Parece que houve uma queda de altura. Poderia confirmar se ele está voando?”, disse o controlador de solo.

O avião que caiu no Aeroporto da Pampulha tinha feito dois voos curtos antes do acidente. De acordo com o site Flight Radar, que monitora trajetos de aeronaves, o avião decolou na segunda (4) e também na terça-feira (5). Os dois voos ocorreram no entorno de Belo Horizonte e região metropolitana.

Apesar de divulgar essas informações iniciais, o Cenipa ainda continua com as investigações. E o órgão ainda ressalta que essa classificação “não vincula obrigatoriamente, as conclusões que serão publicadas no Relatório Final da investigação”. Ainda não há previsão para a finalização dos trabalhos.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!