Pastor é preso na Grande BH por estupro de vulnerável; religioso pretendia fugir do país

delegado detalha crimes sexuais
Delegado detalhou comportamento criminoso do pastor, que pretendia fugir para os EUA (Polícia Civil/Divulgação)

Policiais civis prenderam um homem de 59 anos por importunação sexual e estupro de vulnerável em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, nessa quarta-feira (8). Pastor, ele foi denunciado por três vítimas e pretendia fugir do país.

De acordo com a Polícia Civil, integrantes da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente realizaram a prisão do líder religioso. As investigações apontaram que ele pretendia deixar o Brasil e um mandado de prisão preventiva foi emitido. O pastor foi preso na casa dele, em um condomínio fechado.

Três vítimas denunciaram pastor

As investigações tiveram início em março deste ano, quando uma das vítimas, 17, procurou uma delegacia acompanhada do pai para denunciar o crime. Depois, encorajado, outro adolescente da mesma idade também denunciou o pastor.

Um terceiro inquérito policial instaurado pela Polícia Civil, desta vez em Contagem, onde o homem também atuava como pastor, investiga denúncia registrada por uma jovem de 29 anos. Ela também relatou ter sido vítima de crime sexual por parte dele.

Abusos

Segundo o delegado Diego Lopes, responsável pelas investigações na Depca, o crime de importunação sexual se caracteriza pela vulnerabilidade das vítimas inseridas em um sistema pastoral e psicanalítico pelo argumento usado pelo investigado.

“O homem, além de acariciar e tocar o corpo dos jovens, inclusive as partes íntimas, sempre usava do argumento de que os problemas que os jovens vinham enfrentando eram ligados à carência. Ou seja, ele reduzia a capacidade e a resistência das vítimas, que por questões óbvias já eram vulneráveis, ainda usava de outros argumentos para praticar as condutas libidinosas contra os adolescentes”, esclareceu o delegado.

“Uma das vítimas ficou em choque na primeira situação e se recusou a entender o que tinha acontecido. Participou de uma segunda reunião, no mesmo carro e nos mesmos moldes, e tornou a acontecer”, complementou.

Prisão

De acordo com as investigações, o suspeito tinha a intenção de sair do país, e então foi requerida a prisão preventiva, cujo mandado foi cumprido na residência dele em um condomínio fechado na RMBH.

“Ao longo da investigação, tivemos a informação de que o investigado planejava ir embora, se mudar para os Estados Unidos, um dos motivos que ensejou a prisão e o consequente deferimento por parte do Poder Judiciário”, concluiu o delegado.

As investigações prosseguem pela Depca e pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Contagem.

Com Polícia Civil

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!