PBH prepara cadastro para vacinar forças de segurança, fiscais e garis

policiais militares com máscara em BH
Cadastro de vacinação terá como foco agentes de segurança, como policiais militares (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou na noite deste domingo (28) que está preparando cadastros para a vacinação de trabalhadores das forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) que atuam em Belo Horizonte e agentes da BHTrans.

“Os formulários também poderão ser preenchidos pelos fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental, da Secretaria Municipal de Política Urbana, e garis, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)”diz trecho de comunicado da gestão municipal.

Os detalhes sobre como serão preenchidos esses cadastros, a finalização desses formulários ou mesmo a previsão do início da vacinação desses profissionais não foram esclarecidos.

Nova etapa

Nesta semana, começa uma nova etapa da vacinação contra Covid-19 em BH. A prefeitura vai ampliar a imunização para idosos com 71, 70 e 69 anos completos até 30 de abril de 2021. Confira a programação:

  • 71 anos: a partir de segunda-feira, dia 29, até sexta-feira, dia 2 (exceto quarta-feira, dia 31/03);
  • 70 anos: a partir de terça-feira, dia 30, até sexta-feira, dia 2 (exceto quarta-feira, dia 31/03);
  • 69 anos: a partir de quinta-feira, dia 1º, até sexta-feira, dia 2. 

Na quarta-feira (31), a vacinação será exclusiva para a segunda dose, seguindo o agendamento do cartão de vacina. Os endereços dos locais estão disponíveis no portal da Prefeitura.

O horário para vacinação foi ampliado para 7h30 às 16h30 nos centros de saúde da capital e nos postos extras (confira os locais neste link). As Unidades de Atendimento 24h não Covid, que estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde, estão exclusivas para atendimentos aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios e não está sendo feita a aplicação de vacinas. O endereço dos locais está disponível no portal da Prefeitura.

Os postos drive-thru também foram ampliados e estão distribuídos em cinco estruturas (confira os endereços). O horário de funcionamento é das 8h às 16h30.

Para a imunização, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. Idosos do público-alvo acamados e com mobilidade reduzida devem se cadastrar no portal da Prefeitura.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, todas as doses recebidas a partir da sétima remessa estão sendo utilizadas sem reserva da segunda dose. O Ministério da Saúde garantiu o envio de nova remessa, em tempo hábil, para aplicação da segunda dose.

Luto

Neste fim de semana, um dos grupos que são alvo dos cadastros que estão sendo preparados pela PBH, o formado pelos policiais militares, lamentou a perda de um colega querido por todos na capital mineira: Marco Antônio Santos Said, que tinha 49 anos e trabalhava há quase 27 na PM.

“A família BPTran lamenta profundamente a sua perda e se solidariza com todos os entes, amigos e familiares”, diz publicação do BPTran nas redes sociais. No perfis do tenente e da corporação, amigos e familiares deixaram mensagens de carinho e lamentaram a perda. “Uma das melhores pessoas que conheci. Sempre com o sorriso no rosto, exercia a profissão com amor e dedicação”, comentou uma colega de profissão.

Ainda na sexta-feira (26), a corporação havia lamentado a morte de outro militar em decorrência da Covid-19, o sargento Reinaldo Alves Gurgel Filho. Na última semana, o 3º sargento Eduardo Rodrigues e o cabo Jadson Araújo Mesquita foram outros policiais militares que faleceram após complicações pela doença, conforme a PM.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!