PBH retira a exigência de teste negativo da Covid em eventos culturais com até 500 pessoas

testes teatro
Teatros, casas de shows, de espetáculos e similares com público sentado de até 500 pessoas não precisarão exigir o comprovante de vacinação (Amanda Dias/BHAZ)

Após pressão do setor cultural de Belo Horizonte, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que vai retirar a exigência de testes negativos da Covid-19 para a realização de eventos desta natureza na capital. A medida vale para encontros que reúnam até 500 pessoas.

A partir de amanhã (1º), quando o novo decreto for publicado no Diário Oficial do Município, “casas de teatro, de shows, de espetáculos e similares com público sentado de até 500 pessoas não precisarão exigir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e de teste realizados até 72 horas antes da atividade”.

Ainda segundo a PBH, “as demais regras continuam válidas, incluindo o teste com resultado negativo para a covid-19 e apresentação do comprovante de esquema vacinal completo para eventos com público acima de 500 pessoas” (leia na íntegra abaixo).

‘As cortinas não vão se fechar’

Na manhã de hoje (31), artistas de diversas vertentes se manifestaram na porta da prefeitura, no Centro de Belo Horizonte. Eles se posicionaram contra a exigência do comprovante de vacina e teste negativo da Covid-19, medida anunciada pelo Executivo na última quarta-feira (26).

Em plena Campanha de Popularização do Teatro – que voltou em 2022 após dois anos suspensa – a categoria reivindicou que a prefeitura aplicasse ao setor o mesmo protocolo exigido nas salas de cinema. Pelo Instagram, o Sinparc-MG (O Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais) comemorou a conquista obtida pela categoria.

“A união de toda classe foi determinante para que essa medida fosse adotada pela PBH. Nossa gratidão a todo apoio de quem ama e valoriza a cultura. As cortinas não vão se fechar. Viva o teatro! Viva a dança! Viva o circo! Viva a arte!” diz a publicação.

Nota da PBH na íntegra

A Prefeitura de Belo Horizonte publicará no Diário Oficial desta terça-feira, dia 1º/2, nova portaria para o setor de eventos, com ajustes referentes ao último protocolo de funcionamento.

Com as atualizações, casas de teatro, de shows, de espetáculos e similares com público sentado de até 500 pessoas precisarão apresentar o comprovante de vacinação completo contra a covid-19 OU teste negativo realizado até 72 horas antes da atividade, desde que não haja serviço de alimentação e de bebida. Nesses casos, o uso de máscara deverá ser permanente.

As demais regras continuam válidas, incluindo o teste com resultado negativo para a covid-19 E apresentação do comprovante de esquema vacinal completo para eventos com público acima de 500 pessoas.

Todos os protocolos vigentes em Belo Horizonte podem ser consultados no site.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!