Terceiro lugar e olhe lá! Pesquisa aponta que Fuad Noman, prefeito de BH, terá dificuldades em eventual disputa eleitoral de 2024

Fuad Noman
Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte (PBH/Divulgação)

Pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (14), aponta que o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), enfrentará dificuldades em uma eventual tentativa de reeleição em 2024.

Fuad era vice-prefeito no segundo mandato de Alexandre Kalil (PSD), que deixou a gestão municipal para concorrer ao Governo de Minas em 2022. Com a renúncia, o economista assumiu assumiu a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) em março do ano passado.

Pesquisa espontânea

Em um cenário espontâneo, Fuad Noman aparece em terceiro lugar, com pouca diferença perto de outros possíveis candidatos. No primeiro lugar está o ex-prefeito Alexandre Kalil, com 7,4% das intenções de voto.

Na segunda colocação, vem o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar mais votado da história da Câmara dos Deputados nas últimas eleições foi escolhido por 1,6% dos entrevistados pelo Paraná Pesquisas, ou seja, bem abaixo de Kalil.

Fuad Noman aparece em seguida com 1,2% das intenções de voto. No entanto, considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, a colocação é disputada também pelo senador Carlos Viana (Podemos). O parlamentar também disputou as eleições pelo Governo de Minas no último ano e foi citado por 0,9% dos entrevistados.

Atrás dos quatro, estão o deputado estadual Bruno Engler (PL), a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (sem partido), todos empatados com 0,2% das intenções de voto.

Nas últimas colocações, aparecem o apresentador Eduardo Costa e o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), os dois com 0,1% das intenções na pesquisa espontânea. Ao todo, 78,4% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam a pergunta, o que demonstra que a maioria desconhece os nomes de prováveis candidatos. Outros 8,6% declararam voto branco ou nulo, e 0,9% citaram outros nomes.

Cenários estimulados

Os entrevistados ainda foram questionados sobre três cenários estimulados diferentes. Ou seja, foram indicados nomes de possíveis candidatos para que cada pessoa pudesse apontar sua intenção de voto.

Nesses cenários em questão, o senador Carlos Viana saiu à frente entre os outros concorrentes apresentados. Confira a pesquisa eleitoral completa aqui.

O Paraná Pesquisas consultou 812 eleitores de BH entre os dias 9 e 12 de março, sendo auditadas, no mínimo, 20% das entrevistas. Segundo o instituto, a amostra representativa atinge um grau de confiança de 95% para a margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!