O Mercado Central de Belo Horizonte é uma terra de cores, aromas e sabores. Lá se encontra de tudo. Desde uma vassoura de piaçava até um chá de boldo. Mas uma coisa que chama a atenção são os produtos mineiros, principalmente as comidas. Por isso, nas lojas do centro comercial é possível se encontrar queijo de tudo quanto é jeito, do tradicional ao inovador. E é aí que entra uma ideia da engenheira de alimentos Ana Gabriela Souza que tem feito sucesso entre clientes.
Ao Bhaz, a proprietária da loja Cachaçaria e Laticínio Tupigua contou que começou a produzir o chamado Canastra Meia Cura Picante há seis anos. O visual do produto chama atenção dos apaixonados por sabores mais “quentes”: uma tremenda crosta de pimenta calabresa cobre todo o queijo típico de Minas.
Bonita para os olhos, a peça custa R$ 66 o quilo. Em 2014, em meio à Copa do Mundo no Brasil, o produto chegou até a ser citado em uma matéria do The New York Times que sugeria como os turistas poderiam aproveitar 36 horas em Belo Horizonte.
Atualmente, a loja vende 20 quilos do queijo por semana. A moda deu certo e o meia cura ganhou recentemente um “irmão”, o Canastra Condimentado com Alecrim, Mel e Pimenta Rosa. Ele sai pelo mesmo preço do produto que inspirou sua criação.
Nos corredores do Mercado Central, o visual dos produtos especiais chama a atenção. Para quem gosta daquela pimentinha, parece ser uma boa pedida.