Polícia prende homem que minerava ouro em casa, em Nova Lima

homem preso ouro
Um homem foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (14) por minerar ouro dentro de casa em Nova Lima, na região metropolitana de BH (PF/Divulgação)

Um homem foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (14) por minerar ouro dentro de casa em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a corporação, o indivíduo teria recebido, de forma ilegal, minério extraído de uma mineradora.

O homem teria realizado, ainda, o processo de apuração do ouro na própria casa. Vizinhos relataram à PF que sentiam fortes odores vindos do local.

O homem utilizaria mercúrio no processo de refinamento, substância considerada tóxica. Na casa, foram apreendidos materiais e apetrechos utilizados no processo minerário, além do aparelho celular do investigado, que responderá pelos crimes ambientais e de usurpação de bem da União.

A pena para crimes desta natureza chegam a dez anos de prisão.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ desvenda tudo sobre um dos rolês queridinhos dos belo-horizontinos: o Mercado Novo. Quem passa pelo nosso sofá é Rafael Quick, primeiro empreendedor a ocupar o agora disputado segundo andar do mercado e precursor do movimento que mudou radicalmente os ares do espaço no baixo Centro de BH e a cena cultural da capital mineira.

Completando cinco anos da reocupação do Mercado Novo, Quick contou tudo sobre como foi chegar ao espaço, como os primeiros empreendedores deste novo movimento se esforçaram para não “expulsar” quem já trabalhava ali e até quem eles não queriam que ocupasse os corredores do Mercado Novo.

O papo também passou pela Cervejaria Viela, pelo Juramento 202, pelo Forno da Saudade e pela mais recente Casa Alvorada, espaços que atraem milhares de pessoas e que, além da proposta similar, têm outra coisa em comum: são todos empreendimentos de Rafael Quick. O episódio completo do Arreda pra Cá foi ao ar nesta terça-feira (12), às 17h.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!