Praça da Liberdade será palco de réveillon com ‘show de drones’, fogos silenciosos e celebração da cultura afro-mineira

reveillon
Ponto turístico tradicional durante o período natalino, a Praça da Liberdade agora também sediará um dos maiores eventos de réveillon de BH (Secult/Divulgação)

Ponto turístico tradicional durante o período natalino, a Praça da Liberdade agora também sediará um dos maiores eventos de réveillon de Belo Horizonte. A expectativa é que 30 mil pessoas estejam presentes na festa, que vai celebrar a cultura afro-mineira com diversas atrações.

A festividade terá início às 18h do dia 31 de dezembro e o evento contará com um espetáculo de luzes e com o maior show de drones já realizado no Brasil. Juntos, eles vão transmitir mensagens de paz e também homenagear o grande artista mineiro Milton Nascimento, com a projeção da capa do álbum “Gerais” no céu.

No momento da virada, será realizado um show de lasers, mapping, cores em leque e drones fazendo malabarismo nas alturas. Além disso, o público vai receber lanternas de LED para realizar um grande flashmob. A virada também vai contar com um show de fogos silenciosos.

“Os 300 drones vão escrever no céu do Palácio da Liberdade mensagens de paz, de feliz ano novo, e teremos também os fogos sem barulho, que serão o dobro do que tivemos ano passado. Eles estarão distribuídos em prédios nas laterais do palácio”, explicou o secretário de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

A Virada da Liberdade vai contar com áreas de alimentação com food trucks com comidas mineiras a preços acessíveis. Além disso, o coreto terá um espaço reservado para o público fazer simpatias e projetar desejos e energias positivas para o próximo ano.

A Praça terá ainda uma Árvore dos Desejos, em que será possível deixar fitas e pedidos para 2024 amarrados nos galhos. Também foi preparada uma Chuva de Prata, ação instagramável em que uma caixa servirá de fundo para publicações nas redes sociais. Outra ação é a Alameda dos Desejos, um trajeto feito de letras (caixa de LED) com palavras de atração para 2024.

Homenagem ao Milton Nascimento fará parte do show de drones (Secult/Divulgação)
Homenagem ao Milton Nascimento fará parte do show de drones (Secult/Divulgação)

Atrações musicais

A comediante Nany People será a apresentadora que dará o tom da virada. Mas antes da contagem regressiva, outras atrações devem animar o público que passar pela Praça da Liberdade.

O evento começa às 18h para o público infantil, no espaço Alamedas, na Praça da Liberdade. As famílias poderão curtir a Viradinha com o Bloquim duBem, que faz a festa antecipada para os pequenos. Na mesma área será realizada a Cozinha Viva Mineira.

Às 19h, cozinheiras mineiras convidadas, comandadas pela chef Ana Motta, prepararão releituras de pratos típicos e tradicionais ao vivo para o público presente, que ao final poderá degustar as receitas.

Também no espaço Alamedas, a tradição da benção, fortemente difundida em Minas Gerais, será levada à Virada da Liberdade como uma celebração do sincretismo religioso mineiro a partir das 20h, quando o Bloco Afro Magia Negra irá apresentar as Yiaminas, organização que reúne mulheres do reinado mineiro e nações do candomblé do Brasil em Minas Gerais.

O grupo vai realizar um ritual de energia positiva, envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca.

Às 21h, hora e vez do Afoxé Illê Odara encantar o público da Virada da Liberdade. Às 23h, o setor Alamedas receberá um cortejo com o Samba do Queixinho e congados para levar alegria e magia aos presentes e direcionar o público para frente do Palácio da Liberdade, local do show da Virada.

O Palco Minas será o espaço para um bom samba no último dia do ano. A ser montado na Avenida Cristóvão Colombo, receberá programação a partir das 19h com o Pagode das Minas. Às 19h50, será a vez da DJ Camis; às 20h10, o Rap 100 Kô; às 20h40, DJ Camis retorna.

Às 21h, o show fica por conta do Samba da Baixinha; DJ Camis volta às 22h e, às 22h15, a sambista Adriana Araujo sobe ao palco.

Em outro espaço do Circuito Liberdade, a energia do carnaval invade a noite da virada. O Palco Gerais – que estará na na Praça José Mendes Júnior – vai receber, às 19h, o Baile da Dri; às 20h10, o DJ Vini Brown; às 20h30, o Bloco da Calixto; às 21h40, o retorno do DJ Vini Brown e, às 22h, acontece o show Swing Safado ao lado da cantora Sarah Guedes.

Para os apreciadores do digital, o Lounge Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade, vai proporcionar uma experiência que unirá arte visual e música eletrônica. O espaço vai receber, às 19h, a DJ Mel e o VJ Pedreiro. Às 21h30, será a vez do VJ 1MPAR.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!