‘Meu objetivo é não aumentar’, diz prefeito de BH sobre passagens de ônibus na capital

pessoas pegando ônibus em bh
56 linhas de ônibus ganharam novas viagens em BH (Moisés Teodoro/BHAZ)

Em reunião com a imprensa na manhã desta terça-feira (19), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), fez um balanço da atuação do Executivo sobre temas importantes da capital mineira em 2023. Questionado sobre o preço da passagem de ônibus em BH para o ano que vem, disse que a tabela de custos ainda não foi finalizada, mas que o “objetivo é não aumentar [os preços em 2024 ]”.

Fuad destacou medidas para melhorias no serviço de transporte público em BH após acordo entre a prefeitura e a Câmara Municipal, que resultou na Lei 11.538/2023. Ele aponta que a frota está melhorando e que, neste ano, mais de 400 novos veículos foram colocados para rodar.

Sobre o valor da passagem – que hoje custa R$ 4,50 – para 2024, o prefeito disse que a composição de custos da tarifa ainda não foi finalizada. O valor inclui rodagem, mão de obra, óleo diesel e outros. “Meu objetivo é não aumentar. Se tiver aumento, será muito pequeno, mas ainda não tenho essa informação”.

A passagem de ônibus em BH chegou a custar R$ 6 neste ano, mas após projeto acordado entre legislativo e executivo o valor retomou ao preço anterior, e, pelo que foi dito por Fuad, a meta é manter o atual valor em 2024. O projeto de lei incluiu outros benefícios para a população, como passe livre para estudantes de baixa renda.

Anel Rodoviário

Na reunião, o prefeito disse que pretende lançar ainda em 2023 o edital para a construção de dois viadutos no Anel Rodoviário. “O dinheiro já está na conta. Espero conseguir, mas não depende só da PBH”, afirmou Fuad. As obras preveem também o alargamento dos viadutos das avenidas Antônio Carlos e Amazonas.

Pedro Rocha Franco[email protected]

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!