Após dois anos sem a “folia” do Carnaval de rua em BH, os editais para patrocínios dos eventos de 2023 e 2024 estão abertos. O documento foi publicado no DOM (Diário Oficial do Município) desta terça-feira (20).
Conforme a administração municipal, o objetivo da matéria é a “captação de recursos financeiros, por meio de pessoa jurídica de direito público e/ou privado” interessadas em apoiar o evento de rua na capital mineira.
A sessão para credenciamento, recebimento e abertura dos envelopes ocorrerá no dia 5 de outubro, às 14h, na sede da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte). O endereço é rua dos Carijós, nº 166, térreo, no Centro de BH.
Dessa maneira, o edital pode ser consultado no site da prefeitura, e interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Incentivo financeiro
Abalô-caxi, Alalaor e Funk You são alguns dos blocos de Carnaval em BH em 2023 que receberão incentivo financeiro da prefeitura. No início de julho, a Belotur publicou chamamento com uma lista dos blocos contemplados.
O documento foi assinado pelo diretor-presidente, Gilberto César Carvalho de Castro. Blocos como o Afro Magia Negra, Volta Bechior e Baianas Ozadas, por outro lado, não receberão a ajuda financeira da prefeitura. Segundo a PBH, os critérios para a concessão consideraram análises jurídica e técnica.
Em maio deste ano, a administração municipal anunciou o incentivo à cadeia produtiva do Carnaval de 2023, visando à redução dos impactos da pandemia de Covid-19 para o setor. A folia foi suspensa em 2021 e em 2022 devido às restrições sanitárias.
Carnaval aquece a economia
No último Carnaval de Belo Horizonte, a cidade atraiu 4,45 milhões de foliões durante os dias tradicionais de festa: de 22 a 25 de fevereiro. Entre as pessoas que foram às ruas, estavam mais de 210 mil turistas que gastaram, segundo a Belotur, mais de R$ 156 milhões na capital mineira. Em 2020, a estrutura foi bancada somente com dinheiro da iniciativa privada, por meio de um edital de patrocínio.
O apoio do poder público para 2023 é bem avaliado pelos principais organizadores de eventos de rua do Carnaval. “É um edital inédito no município de Belo Horizonte. Vem como mola propulsora. Podemos realizar documentários, por exemplo, para projetos futuros”, avalia Juólison Mangabeira, presidente da ACBC (Associação Cultural dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte).








