A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza, neste sábado (11), o Dia D de vacinação contra a gripe. As doses serão aplicadas das 8h às 17h nos centros de saúde da capital mineira, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, no Parque Municipal, além de postos extras com horários variados.
Neste momento, podem se vacinar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, entre outros.
Conforme os últimos dados da PBH, já foram aplicadas 110 mil doses de vacina contra gripe. Até o momento, 14,6% dos idosos foram imunizados, 9,2% das gestantes e 4,3% das crianças de seis meses a menores de seis anos.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina. No caso das puérperas, também deverá ser apresentada a certidão de nascimento do bebê, o cartão da gestante ou registro hospitalar do parto.
O imunizante protege contra os principais vírus em circulação, incluindo as cepas Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
Programação especial
Durante a campanha, o Parque Municipal contará com uma programação especial. Para adultos e idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) ofertará aulas de Lian Gong, prática chinesa voltada à promoção da saúde e alívio de dores corporais. Para animar o público infantil, o Zé Gotinha estará presente para incentivar a imunização das crianças.
Outra importante ação no Dia D será a atuação de equipes volantes da SMSA, com o objetivo de vacinar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acamadas ou com mobilidade reduzida.
Para o agendamento, é necessário realizar um cadastro no portal da PBH ou diretamente em um dos centros de saúde de referência, de segunda a sexta-feira. Nesse caso, um familiar pode comparecer à unidade.
Os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Saúde da capital podem ser conferidos neste link.










