Prefeitura de BH abre consulta pública sobre faixa exclusiva de ônibus; saiba como enviar sugestões

faixa exclusiva bh
Sugestões sobre faixa exclusiva e ciclovia na região Central de BH podem ser enviadas em até 30 dias (Divulgação/PBH)

A Prefeitura de BH abriu uma consulta pública nesta quarta-feira (8) sobre a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus que passa na região Central da capital mineira. As obras foram realizadas na avenida Augusto de Lima entre o cruzamento da avenida do Contorno e rua Rio Grande do Sul, nos dois sentidos. Além disso, o Executivo implantou uma ciclovia no mesmo trecho.

Mas os comerciantes e moradores da região criticaram as faixas em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Eles alegam que a prioridade para o transporte coletivo e bicicletas gera alguns prejuízos.

Dentre eles, o embarque/desembarque de mercadorias, redução no número de vagas de estacionamento e também no espaço de circulação de carros particulares. Donos de lojas, taxistas e ambulastes já reclamam que o bairro Barro Preto já tem poucas opções para os clientes estacionarem.

Em resposta, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse à Câmara que a reorganização da via para incorporação das bicicletas não representa a retirada de faixas de circulação, nem de estacionamento para carros. A PBH também informou que as obras constam no Plano Diretor de Belo Horizonte, lei elaborada mediante participação popular e aprovada pela CMBH.

Representantes de ciclistas afirmam que o local é ideal para quem usa a bicicleta como transporte, e que é mais provável que essas pessoas parem para comprar alguma coisa no local do que alguém que passa de carro.

Por causa desse debate, a Prefeitura de BH abriu consulta pública sobre as faixas exclusivas de ônibus e ciclovia. Quem estiver interessado em enviar sugestões pode acessar o portal do Executivo ou clicar neste link. Basta preencher informações como nome, endereço de e-mail e o comentário. A consulta vai ficar aberta por 30 dias.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!