Prefeitura de BH reativa consulta online para pessoas com sintomas respiratórios

PBH reativa as consultas online para pessoas com sintomas respiratórios (IMAGEM ILUSTRATIVA/Iano Andrade/CNI/Divulgação)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a retomada do atendimento online para pessoas com sintomas gripais nesta semana. A reabertura do serviço visa ampliar o atendimento médico à população com sintomas de doenças respiratórias, em uma época que o número de casos de Covid-19 volta a subir. O acesso à consulta é realizado pelo Portal da PBH ou pelo aplicativo PBH, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O serviço pode ser procurado por pessoas a partir de 18 anos que estejam com sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza. No início, serão 60 consultas disponibilizadas por dia, mas a PBH pretende subir o número gradativamente, de acordo com a demanda. Entre abril e novembro de 2020, período mais crítico da pandemia em BH, o serviço também foi disponibilizado e chegou a atender 60 mil pessoas.

Todos os moradores da capital mineira cadastrados em Centros de Saúde de BH já possuem acesso ao teleatendimento. Para realizar esse cadastro, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde próximo de casa para realizar a inscrição. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.

Como realizar a consulta?

Para agendar a consulta, o cidadão deve acessar o portal da PBH ou o aplicativo e se cadastrar para uma consulta online de síndrome gripal. Após o cadastro, a pessoa será redirecionada a uma guia na qual escolherá a data e horário da teleconsulta. Para comparecer ao atendimento, o usuário deve entrar novamente no sistema e terá acesso a consulta por vídeo.

A partir da consulta, o paciente pode receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamentos enviadas por email. Os pacientes com fatores de risco terão ainda um telemonitoramento, por telefone, pela equipe da unidade de atendimento que irá ligar a cada 48h, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!