‘Isso é indesculpável’, diz presidente da Vale, Fabio Schvarstman

Reprodução/YouTube + Corpo de Bombeiros/Divulgação

O presidente da Vale, Fabio Schvarstman lamentou o rompimento da barragem I na Mina Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (25). Ele ainda enfatizou que todos os esforços foram feitos pela empresa para “deixar as barragens na melhor maneira possível”, em termos de segurança.

“Tudo que não queria era que algo do gênero acontecesse. Me dói a alma”, disse em vídeo publicado nas redes sociais da empresa. Mais cedo, Fabio concedeu entrevista à Globo News e disse não saber a extensão, nem a causa da tragédia. “Houve significativo vazamento e certamente tem pessoas atingidas. Não sabemos extensão, não sabemos a causa”, disse após chegar de uma viagem da Suíça.

O mandatário da Vale ponderou no vídeo que a empresa é “muito séria” e que após o rompimento de Fundão, em Mariana, eles reforçaram as medidas para garantir a segurança das barragens. “Usamos toda tecnologia. É uma lista infindável de ações que foram tomadas para garantir estabilidade e seguranças dessas barragens. Infelizmente o rompimento aconteceu”.

Um pedido de desculpas foi dado à sociedade brasileira em geral. “Isso é indesculpável, mas mesmo assim, peço desculpas aos atingidos e toda sociedade brasileira. Nós não mediremos esforços para enfrentar essa questão da forma que tem que ser enfrentada”, concluiu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!