Presos fogem de presídio durante rebelião na Grande BH

Google Street View/Reprodução + Circuito de Segurança/Reprodução

ATUALIZAÇÃO ÀS 12H03: Matéria atualizada às 12h03 com novas informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Presos do Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, fugiram durante uma rebelião na madrugada desta sexta-feira (20). A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública contabilizou nove foragidos e pede a ajuda da população, caso alguém tenha informações sobre o paradeiro deles.

As causas da rebelião seguem sendo apuradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais. A rebelião começou quando agentes colocavam um preso dentro das celas. A pasta destacou que “não procede as informações sobre falta de produtos de higiene na unidade prisional”.

O processo de negociação durou mais de quatro horas e, conforme o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Juliano Trant, nenhuma reclamação formal foi feita pelos detentos.

Segundo o militar, eles queriam que a imprensa fosse ao Ceresp para terminar a rebelião. “Não houve feridos e apenas na hora que começou a fuga que foi preciso o uso de munição química. Assim que a imprensa chegou, eles foram pra dentro da cela e tudo ficou tranquilo”, disse ao G1.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que detentos aparecessem em ruas após deixar a prisão. “Neste momento, a unidade encontra-se com a ordem restabelecida e agentes de segurança penitenciários realizam a contagem dos presos e procedimentos de segurança”, informou a pasta.

Detentos fugiram na madrugada desta sexta (Circuito de Segurança/Reprodução)

Conforme a secretaria, os internos que fugiram são:

  1. Alexander Santos Freitas, 28 anos;
  2. Diemerson Halerrandro da Silva, 21 anos;
  3. Gustavo Ferreira de Oliveira, 23 anos;
  4. Pedro De Araújo Vianna Filho, 33 anos;
  5. Pedro Henrique Ribeiro dos Santos, 19 anos;
  6. Railan Rosário Aleluia, 25 anos;
  7. Ronei Santos Silva, 20 anos;
  8. Washington Luiz Gomes de Souza, 35 anos;
  9. Wellington Nunes Ferreira, 19 anos.

A Sejusp garantiu que “forças de segurança estão empenhadas” na procura pelos foragidos e a pessoa que tiver alguma informação pode entrar em contato pelo Disque Denúncia – 181. O serviço é gratuito e sigiloso.

Nota da Sejusp na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, informa que está realizando todos os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do tumulto iniciado na madrugada desta sexta-feira, 20/12, no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem.

Neste momento a unidade encontra-se com a ordem restabelecida e agentes de segurança penitenciários realizam a contagem dos presos e procedimentos de segurança.

Informações preliminares apontam que internos, por volta das 0h, aproveitaram o momento em que agentes colocavam um preso no interior de uma das celas para iniciar o enfrentamento.

A equipe conseguiu conter parte dos presos. Policiais Militares e agentes prisionais iniciaram durante a madrugada o processo de negociação.

O número exato de foragidos será divulgado posteriormente, ao final dos procedimentos de segurança que estão sendo realizados.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!