Programa capacita 2 mil negócios do ramo da alimentação na Grande BH

Restaurante em BH
Iniciativa oferece consultorias, oficinas, cursos, workshops e mais conteúdos (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Um programa promovido pelo Sebrae Minas vai oferecer uma série de capacitações gratuitas para 2 mil pequenos negócios de serviços de alimentação na região metropolitana de Belo Horizonte, até o final do ano. A iniciativa surgiu após levantamento feito pela instituição mostrar que, somente entre janeiro e maio deste ano, 765 pequenos negócios do setor encerraram suas atividades na capital.

No ano passado, foram 2 mil empreendimentos do setor fechados com o impacto da pandemia de Covid-19, segundo o levantamento feito com dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). De acordo com o Sebrae, os números mostram que, apesar da retomada das atividades e do avanço da vacinação, os negócios de alimentação em BH ainda sentem os impactos dos fechamentos anteriores.

Para melhorar o cenário, o programa de capacitação “Prepara Gastronomia” vai oferecer consultorias, oficinas, cursos, workshops e conteúdos voltados para a melhoria da gestão, processos, redução de custos e inovação. Podem se inscrever Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE), formalizados com CNPJ no segmento da alimentação e em funcionamento na capital. As inscrições podem ser feitas aqui.

Programação

Uma das fases da iniciativa começa amanhã (13), com a Jornada da Alimentação. Durante três dias (13 a 15), serão realizadas palestras on-line sobre delivery, valorização de produtos e da experiência do cliente, posicionamento e marketing digital. Mentorias com especialistas do mercado serão sorteadas entre os participantes durante o evento. A Jornada da Alimentação é on-line e será transmitida ao vivo, a partir das 16h, pelo Youtube do Sebrae Minas.

Consultorias em reputação digital e em confeitaria também estão previstas para acontecer este ano. Haverá ainda atendimentos personalizados do programa “Sebrae na sua Empresa” e um Raio X sobre o processo de inovação nos empreendimentos participantes feito pelo programa “ALI“.

Além disso, 400 empresas inscritas no programa terão acesso gratuito às soluções inovadoras do Sebraetec, iniciativa em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Entre as consultorias oferecidas estão assuntos ligados à inclusão digital, melhoria dos processos, boas práticas, delivery, desenvolvimento de rótulos e embalagens, engenharia de cardápio e criação de websites.

Até dezembro, o programa do Sebrae Minas vai apoiar eventos de promoção da gastronomia, e, ainda, disponibilizar conteúdos e materiais gratuitos e exclusivos para os participantes. Um deles é um e-book que resgata receitas tradicionais dos empreendimentos de alimentação do projeto Territórios e Redes Criativas na região da Lagoinha, realizado com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) por meio da Belotur.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!