‘Não sabia se era lobo, um gato ou cachorro’, diz zelador que encontrou raposa no Lourdes

Resgate do corpo de bombeiros + Raposa no jardim
A raposa foi encontrada pelo zelador de um condomínio no Lourdes (Reprodução/Corpo de Bombeiros + Reprodução/Whatsapp)

O resgate de uma raposa feito pelos bombeiros na tarde de ontem (1) intrigou os moradores de Belo Horizonte. O animal foi encontrado dentro de um condomínio no bairro Lourdes, Zona Sul de BH, e surpreendeu quem passava pela região.

Para entender melhor como foi o momento inusitado com a raposa, o BHAZ conversou com Valter Leocadio, primeira pessoa a encontrar o animal. Valter é zelador do Edifício Marble Arch, em que a raposa estava, e narra como tudo aconteceu. “Foi um fato inédito. É uma coisa fora do comum você encontrar um animal silvestre nessa região aqui com tanto trânsito, uma área urbana”.

‘Um animal meio estranho’

Ele conta que estava cuidando do jardim na frente do prédio quando avistou o bicho. “Eu vi um animal meio estranho. Não sabia se era um lobo, um gato ou um cachorro, sei lá”, diz o homem.

De acordo com o zelador de 55 anos, sua maior preocupação era que a raposa fosse parar em uma das ruas mais movimentadas das redondezas. “Fiquei com medo de ela descer a Rua Tomaz Gonzaga, onde fica o prédio, e ir para a Santa Catarina, onde o fluxo de carros é grande”.

Foi aí que o profissional teve a ideia de cercar a raposa para que permanecesse em local seguro. “Eu fiquei praticamente a manhã inteira ali, vigiando ela para que não saísse do jardim”, conta bem-humorado.

Raposa descansa entre arbustos no Lourdes

Valter diz que primeiro tentou contato com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para que fizessem o resgate, mas não obteve sucesso. Em seguida, fez uma chamada ao Corpo de Bombeiros, que realizou a operação para capturar o animal.

Relembre o caso

A captura da raposa que estava no condomínio foi feita nesta quinta-feira (1) por socorristas do Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, a hipótese é de que o animal tenha “pego carona” em um veículo que veio da cidade de Pará de Minas, localizada a cerca de 90 km da capital mineira.

Com o uso das ferramentas adequadas, os bombeiros fizeram a captura da raposa no Lourdes. Posteriormente, ela foi transportada para o IBAMA. Não há informações sobre possíveis ferimentos no animal.

O caso em si já é inusitado, mas uma curiosidade futebolística chamou a atenção. A raposa é o mascote do Cruzeiro, e foi encontrada justamente no bairro de Lourdes, onde está localizada a sede administrativa do Atlético, principal rival do clube celeste.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!