Rappí: aplicativo leva e busca o que o cliente necessitar em 30 minutos em BH

Foto: Lucas Sabino

DESCRIÇÃO: Se quiser comprar alguns itens no supermercado, o aplicativo compra para você e entrega em sua casa. E se precisar levar um documento para carimbar no cartório? O Rappí faz também! São 3,5 mil entregadores cadastrados em BH.

O aplicativo Rappí foi criado em 2016 pela startup colombiana que leva o mesmo nome. A plataforma funciona na Colômbia, México e em cinco capitais no Brasil, incluindo Belo Horizonte. A ideia é simples: levar e buscar o que o cliente quiser no local desejado. E o prazo de entrega é um ponto a se destacar: apenas 30 minutos.

Desde a chegada da startup colombiana Rappí à capital mineira, já é possível comprar qualquer coisa sem sair de casa, 24 horas por dia, com agilidade, segurança, alta qualidade e o melhor custo-benefício entre os serviços de delivery disponíveis no mercado. Por meio do aplicativo Rappí, disponível para Android e IOS, os usuários podem solicitar a compra ou transporte de mercadorias adquiridas em supermercados, restaurantes e farmácias, além de diversos outros perfis de comércio.

“O Rappí chega a BH gerando empregos diretos. Já são mais de 3,5 mil entregadores cadastrados. E, a taxa de entrega vai inteiramente para o entregador, com isso, alguns chegam a tirar R$ 800 por semana trabalhada”, comenta Nicolás Canãs, gerente da startup na capital.

Canãs explica que para fazer parte do time de entregadores da Rappí, é muito simples. “O interessado pode baixar o aplicativo e se cadastrar por lá mesmo. Primeiramente, deverá ter uma CNH de categoria A, para motocicletas. Após isso será pedido CPF e RG, para verificação de antecedentes criminais. Com tudo resolvido, a pessoa será convidada para assistir palestras informativas para entender a dinâmica do trabalho. Após ser aprovada, o novo entregador receberá uma mochila baú personalizada do Rappí e uma capa para dias de chuva”, comenta o gerente.

O empresário ainda explica que trabalhar com a Rappí ou fazer o pedido pelo aplicativo, tem grandes vantagens. “Os motoboys de entregas comuns, trabalham com somente dois horários de pico. Já com o aplicativo, são diversos tipos de serviços: supermercados, farmácias, bebidas 24h, restaurantes, etc. Você também pode pedir qualquer coisa, por exemplo, precisa comprar uma bola da Nike que venda no BH Shopping na loja Centauro. O Rappí vai até a loja, compra o produto e te entrega”, comenta Canãs.

Outro tipo de serviço é o Rappí Favor. Se você precisa levar um documento para carimbar no cartório, o entregador busca o papel na sua casa, leva para o receber o carimbo e te entrega assim que o serviço estiver feito.

Belo Horizonte

O Rappí, neste primeiro momento de operações em Belo Horizonte, está atuando em parte da Região Centro-Sul: Savassi, Sion, São Pedro, Cruzeiro, Funcionários, Centro, Santo Agostino, Cidade Jardim, Gutierrez, Prado, Alto Barroca, Lourdes, Prado, Funcionários, Grajau, Anchieta, partes dos bairros Serra e Santa Efigênia, Belvedere, Vila das Flores, Vale do Sereno, Jardim da Torre, Vila da Serra e Serra Capivari. “Estudamos o comportamento do belo-horizontino e percebemos que ele, como grande parte dos moradores das principais capitais brasileiras, também está ávido por ferramentas e recursos que diminuam a necessidade de sua presença física e minimizem trâmites burocráticos. Assim, o cliente conta com mais tempo para trabalhar, estar com a família e executar atividades que, por muitas vezes, não realiza por falta de tempo”, comenta Nicolás Canãs.

Até o final do ano, o Rappí deve alcançar uma arrecadação de mais de um milhão de dólares em BH, e conta com um aumento de receita de 30% por semana somente na capital. O assistente de compras prevê, muito em breve, a sua expansão para outras regiões como Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Argentina e do Chile.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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