[Aumento do metrô] Reajuste poderá ser escalonado; anúncio deve ser feito hoje

CBTU/Divulgação

O governo federal sinalizou que o aumento das tarifas do metrô de BH em 88,8%, a partir de amanhã, sexta-feira (11) poderá  entrar em vigor de forma escalonada. Sinal nesse sentido foi dado ontem pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, que reuniu-se com a bancada federal mineira para discutir o assunto. Os deputados defenderam que  esse escalonamento fosse feito ao longo dos próximos quatro anos.

O anúncio de que a reivindicação dos deputados mineiros seria atendida foi feito pelo deputado federal Fábio Ramalho (MDB), que recebeu, na noite de ontem, telefonema nesse sentido do presidente da República, Michel Temer. A proposta da bancada mineira é de que o aumento para este ano fique em torno de no máximo 25% a 30%. A expectativa é de que o índice oficial seja anunciado hoje pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

O governo alega que o aumento de 88% nas tarifas do metrô de BH visa compensar a ausência de reajustes ao longo dos últimos 12 anos. A medida gerou reação imediata do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro), que questionou o aumento junto ao Ministério Público Federal (MPF). Os metroviários consideram o aumento abusivo. O Ministério Público Estadual também está questionando o aumento. Para isso, instaurou uma “notícia de fato”, primeiro passo para se iniciar uma investigação. O MPF ainda não se pronunciou, mas informou que a representação segue os trâmites internos normais.

Houve reações também na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e na Assembléia Legislativa de Minas (ALMG). As duas Casas irão realizar audiências públicas para discutir o aumento. A Prefeitura de Belo Horizonte segue em silêncio. A alegação apresentada até agora ao Bhaz é de que trata-se de um assunto que diz respeito apenas ao governo federal, que é o controlador da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela operação do metrô de Belo Horizonte.

Amanhã, a partir de 17h, movimentos sociais e o Sindmetro realizam, na praça Sete, no centro de Belo Horizonte, ato contra o aumento das tarifas do metrô.

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!