Reajuste para servidores da PBH é aprovado em comissão da Câmara e pode ir a plenário

PBH
Projeto que determina que banheiros sejam separados por sexo biológico em igrejas de BH foi aprovado na Câmara no último mês (Amanda Dias/BHAZ)

O projeto de lei que concede reajuste de 5,93% aos servidores da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) foi aprovado, nesta segunda-feira (12), pela Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal. Agora, a proposta pode ir a plenário para ser votada em primeiro turno.

O PL 589/2023 prevê o reajuste aos “servidores e empregados públicos da administração direta e indireta do Poder Executivo”, calculado por meio do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que aponta para a inflação acumulada em 2022.

O índice de 5,93% de reajuste foi apresentado pela PBH após negociações com as categorias envolvidas.

Além da recomposição da remuneração, o projeto de lei concede benefícios pontuais e promove ajustes na legislação para correção, atualização e concessão de benefícios, como a licença paternidade e a previsão de abono para comissionados em plantão-extra.

O PL foi apresentado ainda em abril, mas a tramitação ficou parada por conta de uma obstrução do vereador Henrique Braga (PSDB) em relação a um requerimento do líder de governo, vereador Bruno Miranda (PDT). Na última semana, um acordo foi feito para que o projeto voltasse a tramitar.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!