PBH alerta sobre golpes relacionados à aplicação da vacina contra Covid

vacinação
Imunização contra a Covid-19: Evite cair em golpes (FOTO ILUSTRATIVA: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, em março do ano passado, a criação de uma vacina para a Covid-19 tornou-se um objetivo mundial. Agora que o imunizante chegou, o poder público tem lidado com denúncias, em diferentes países, a respeito de golpes relacionados ao processo de vacinação. E os fura-filas não são os únicos.

Nesta terça-feira (9), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) divulgou um alerta para que a população fique atenta diante de possíveis golpes relacionados à vacinação contra a Covid-19.

No comunicado, o Executivo explica que visitas de equipes da vacinação são agendadas por meio de ligação telefônica, após a realização do cadastro. Segundo a PBH, moradores da capital não devem abrir a porta ou receber nenhuma pessoa que diga ser da Prefeitura, caso não tenha horário marcado e sem as devidas identificações.

A Prefeitura ainda explica que mensagens com cronograma de datas e idades de pessoas a receberam o imunizante, que circulam pelas redes sociais, são falsas. Além disso, ressalta que não envia códigos para celulares pedindo confirmação ou senhas de qualquer natureza.

Todas as informações a respeito da campanha de vacinação em Belo Horizonte podem ser acessadas diretamente no portal da PBH. Em caso de tentativas de golpes, as autoridades devem ser acionadas.

Novo grupo de vacinação

No início desta semana, a Prefeitura divulgou um novo calendário de vacinação contra a Covid-19. Depois dos profissionais de saúde na linha de frente no combate à pandemia, é a vez dos idosos acima de 89 anos. O cadastro começou ontem (8) e pode ser feito pelo próprio idoso ou por algum responsável, também por meio do portal da PBH, ou pelo 156.

Os critérios estabelecidos para a imunização serão atestados durante a visita da equipe ou no posto de vacinação, para a confirmação de que todos os idosos estejam dentro do grupo estabelecido.

A PBH reforça ainda que a capital mineira segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Por isso, a mudança da ordem dos grupos a serem vacinados, assim como alguma fragmentação dentro deles, pode ocorrer dependendo do quantitativo de doses disponíveis. Os idosos de 89 anos estão incluídos na segunda fase, contemplada com 57,3 mil  doses repassadas à capital.

Com PBH

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!