‘Respira, pausa, descansa’: Centro de BH terá programação gratuita com cinema, samba e oficinas

Veja a programação completa (Divulgação)

Os trabalhadores do Centro de Belo Horizonte terão acesso a uma programação cultural gratuita no horário de almoço durante todo o mês de julho. As exibições fazem parte da iniciativa “Respira: pausa; descanso; cultura”, realizada pelo Sesc Palladium.

O projeto terá programação diversificada com música, cinema e oficinas criativas no foyer acessado pela rua Rio de Janeiro, no Sesc Palladium. O objetivo é promover o bem-estar com atividades culturais, informativas e de relaxamento durante o horário de almoço dos trabalhadores do Centro de BH.

“A ideia é que o público que está na região do centro possa ter mais que um intervalo de almoço, mas também um momento de pausa na jornada de trabalho para refrescar a cabeça e descansar, além de curtir uma apresentação artística ou outras possibilidades de entretenimento. Aos poucos, as pessoas estão sabendo e o projeto vai ganhando cada vez mais aderência”, reforça Priscilla D’ Agostini, gerente do Sesc Palladium.

O projeto acontece duas vezes por semana, sempre às quintas e sextas, das 11h às 15h. Além das atividades previstas na programação, o Sesc Palladium oferece ao público uma oportunidade para relaxar no local durante o intervalo de almoço.

Programação

Abrindo a programação do mês, a quinta-feira (6), terá a Oficina de Bordado com o Sesc + 60 Santa Quitéria. A atividade tem objetivo de ensinar técnicas e práticas dessa arte que decora tecidos com letras e desenhos. Os participantes poderão confeccionar e levar para casa um marca-páginas bordado.

No dia seguinte, 7, o público poderá aproveitar uma sessão de cinema. Será exibido o longa-metragem “As invisíveis”. Lançada em 2020, essa comédia francesa conta a história de assistentes sociais que fazem de tudo para evitar o desamparo das moradoras de um abrigo para mulheres sem-teto que está prestes a fechar as portas em virtude de uma decisão municipal.

Já no dia 13, o horário de almoço será embalado pelo cortejo do Samba da Meia Noite. O grupo, definido como uma família de sambadores e sambadeiras, traz em seus batuques e chulas as heranças, lembranças e vivências ancestrais de uma cultura singular que tem origem no Recôncavo Baiano.

A sexta-feira (14) também será de cinema. O filme em cartaz é a animação “Os Under-Undergrounds”. Na trama, o personagem Heitor Villa-Lobos é expulso de sua banda por não ser “descolado” o suficiente, por ter orelhas consideradas chamativas demais. Após cair num bueiro, ele vai parar num desconhecido mundo subterrâneo. Ali, entre criaturas fisicamente muito distintas, ele encontra o companheirismo, amor e uma nova banda para chamar de sua.

As atividades criativas retornam à programação no dia 20, com a Oficina de retrato com Balãotipia. Nessa atividade, realizada pelo Programa Educativo do Sesc Palladium, será ensinada uma técnica similar à monotipia, que significa fazer uma pintura em uma superfície e depois transferi-la para o papel. Nesse caso, será usado um balão, causando um divertido efeito de distorção.

Na sexta-feira (2) será a vez da Oficina de Pintura com Pincel Mole de Barbante, também realizada pelo Programa Educativo do Sesc Palladium.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!