Praça da Liberdade terá festa de réveillon para 100 mil pessoas

praça da liberdade fonte
Evento acontecerá na Praça da Liberdade e seus arredores (Amanda Dias/BHAZ)

Vai passar o Ano Novo em BH? O Governo de Minas anunciou, na manhã desta quarta-feira (28), uma festa de réveillon inédita no Circuito da Liberdade, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento será gratuito e com acesso livre, neste sábado (31), a partir das 20h.

O Réveillon da Liberdade contará com programação diversa, com DJs, VJs e intervenções artísticas nas escadarias e fachadas de vários prédios que integram o Circuito Liberdade. Além de música, haverá jogos de luzes para celebrar a chegada do novo ano.

Toda a programação é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Clóvis Salgado.

Programação do Réveillon da Praça da Liberdade

O réveillon na Praça Liberdade será dividido em duas partes. A primeira será no Lounge Liberdade, das 20h às 23h50, momento em que os DJs e VJs convidados ocuparão as fachadas dos equipamentos culturais no entorno da praça.

Já a partir das 23h50, a fachada do Palácio a Liberdade receberá um mapping – projeção de imagens em superfícies que cria efeitos visuais. BH terá uma queima de fogos para comemorar a virada, a partir da 0h. O evento de fim de ano se encerra à 0h10.

Não somente efeitos visuais, o Réveillon da Liberdade também contará com a típica gastronomia mineira. O Coreto da Praça receberá um prato inspirado na mineiridade, feito por uma equipe comandada pela chef Carol Fádel. Os organizadores distribuirão 300 porções ao público.

Confira a programação abaixo:

Palácio da Liberdade

  • 20h: VJ Guilherme Pedreiro;
  • 22h: VJ Henrique;
  • 23h50: Vídeo Retrospectiva Secult;
  • 23h55: Marcos Frota apresenta Réveillon;
  • 23h59: Mapping de contagem regressiva para 2023.

Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico)

20h: Lounge Music Soul, com Quarteirão do Soul e DJ Joseph.

Funarte

20h: Lounge Funk/Rap, com DJ Viana.

Memorial Minas Gerais Vale

  • 20h: Lounge Brasilidades, com DJ Palomita;
  • 22h30: Lounge Brasilidades, com DJ Corisco.

Palco Liberdade

  • 20h: Festa da Boa Moça;
  • 21h: Corte Devassa;
  • 22h: Duelo de MCs;
  • 23h: Lá da Favelinha.

Praça da Liberdade

20h: Intervenções artísticas com Calcinha de Palhaça, Circo da Meia-noite, Arautos do Gueto e Palhaço Robleño.

Único Réveillon público de BH

Para garantir a segurança dos visitantes, todas as vias no entorno da praça serão fechadas das 18h à 1h. Haverá pontos de carro de aplicativo ao longo de todo o percurso. Além disso, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) aumentará o efetivo de ônibus quando terminar o Réveillon.

A iniciativa, que é o único Réveillon público de BH, é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura. A expectativa é de que 100 mil pessoas compareçam ao local para comemorar a chegada de 2023.

Vias interditadas

Veja abaixo o fechamento das vias e desvios do trânsito, das 18h do dia 31 até às 1h do dia 1º.

  • Avenida Cristóvão Colombo sentido Praça da Liberdade – Trânsito será desviado para rua Alagoas;
  • Avenida Bias Fortes sentido Praça da Liberdade – Trânsito será desviado para rua da Bahia;
  • Avenida Brasil sentido Praça da Liberdade – Trânsito será desviado para rua Gonçalves Dias, podendo seguir até rua da Bahia ou virar na avenida João Pinheiro;
  • Avenida João Pinheiro sentido Praça da Liberdade – Trânsito será desviado para rua Gonçalves Dias e depois rua da Bahia;
  • Rua Professor Antônio Aleixo sentido Praça da Liberdade – Trânsito será desviado para rua da Bahia;
  • Rua Gonçalves Dias sentido Praça da Liberdade – Trânsito liberado.

Celebração dos novos tempos

O projeto de comemoração do réveillon na Praça da Liberdade terá como slogan “A liberdade mora em Minas”, com direito a contagem regressiva conduzida pelo ator mineiro Marcos Frota e participação da bateria Arautos Gueto. O momento da virada será em frente ao Palácio da Liberdade.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, diz que “o governo de Minas quer reforçar a ideia de um calendário forte de eventos com seus parceiros, atrair turistas, promover a diversidade da arte das ruas e dos espaços culturais”. Desse modo, um dos objetivos é fomentar a economia da criatividade.

Com a iniciativa na Praça da Liberdade, a Secult também espera “celebrar a liberdade da nossa bandeira e do nosso ideal, gerando uma cultura de união e paz”, diz o secretário.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!