Greve dos ônibus: Rodoviários aguardam proposta e paralisação segue suspensa em BH

Ônibus
Motoristas reivindicam aumento no salário (Moisés Teodoro/BHAZ)

A greve dos ônibus na capital mineira, a princípio, não vai ser retomada na próxima semana. É que o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) e o STTR-BH (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte) chegaram a um acordo para prorrogar a data-base.

Existia a possibilidade do movimento grevista ser retomado já na segunda-feira (29), caso não fosse apresentada uma proposta ou a mesma não fosse considerada satisfatória para a categoria.

Em nota encaminhada na noite de ontem (26), o Setra-BH afirmou que o “diálogo” entre as partes segue mantido visando a “solução definitiva do impasse em relação as reivindicações apresentadas”.

“As partes acordaram em prorrogar a data-base da categoria até o dia 06/12/2021 para que, na próxima semana, possam finalizar as negociações das cláusulas econômicas”, diz trecho do posicionamento do sindicato.

Pode voltar

Em entrevista ao BHAZ, Paulo César Salomão, presidente do STTR-BH disse que uma reunião, em “caráter de urgência”, aconteceu na tarde de ontem entre a diretoria do sindicato e o Setra-BH. Nela ficou acordado a entrega de uma proposta para a categoria na terça-feira (30).

“Após recebermos a proposta, vamos levar em assembleia na quarta (1º). Caso a categoria não aceite, na quinta (2) voltamos com a greve”, disse. As assembleias vão acontecer às 9h e 15h.

Greve

A principal reivindicação dos motoristas de ônibus é o reajuste de 9% nos salários, além do reajuste do INPC (Índice de Preços ao Consumidor). Veja as demais exigências da categoria:

  • Ticket de alimentação de R$ 800,00;
  • Pagamento do ticket no atestado;
  • Remoção do banco de horas;
  • Abono salarial 2019/2020;
  • Retirada da limitação do passe livre;
  • Manutenção do passe livre para o afastado;
  • Melhoria no plano de saúde.

A greve chegou a acontecer na última segunda (22), quando nem mesmo a frota mínima circulou pela cidade. No dia seguinte (23), o movimento grevista foi suspenso temporariamente após pedido do TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

Nota do Setra-BH

“O SetraBH e o STTR-BH seguem mantendo diálogos para uma solução definitiva do impasse em relação as reivindicações apresentadas. Entretanto as partes acordaram, na tarde desta sexta-feira (26),  em prorrogar a data-base da categoria até o dia 06/12/2021 para que, na próxima semana, possam finalizar as negociações das cláusulas econômicas”.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!