‘Rua de Direitos’ terá nova edição e oferecerá serviços para a população em situação de rua em BH

pessoas em situação de rua
Pessoas em situação de rua receberão atendimento na Rua de Direitos (IMAGEM ILUSTRATIVA/Amanda Dias/BHAZ)

Após dois anos pausado por causa da pandemia de Covid-19, Belo Horizonte terá mais uma edição da Rua de Direito. O evento tem como objetivo oferecer serviços diversos para pessoas em situação de rua e será na próxima terça-feira (19). A programação ocorrerá das 9h às 15h, no Centro Pop Leste, que fica na rua Conselheiro Rocha, 351, no bairro Floresta. A expectativa é receber cerca de 600 pessoas. 

O foco do Rua de Direitos desta edição será a emissão, regularização e transferência de título de eleitor. Além disso, haverão serviços de emissão de 2ª via de certidão de nascimento ou casamento, atendimento previdenciário e socioassistencial, atendimento psicológico e roda de conversa sobre Direitos Humanos. 

A Rua de Direitos é uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e diversos órgãos públicos, instituições de ensino e entidades diversas, entre eles o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral, a Defensoria Pública da União, a Prefeitura de Belo Horizonte, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais.  

O MPMG estará presente no evento com a Ouvidoria da instituição para prestar atendimento ao público, recebendo denúncias e manifestações de todas as espécies. Além disso, o Ministério também oferecerá orientação para a população de rua sobre direitos, por meio de representantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário (CAO-DH). 

Centro POP

O Centro POP é um local onde concentram-se serviços ofertados para a população adulta em situação de rua. Eles possuem como finalidade assegurar o Serviço Especializado à População em Situação de Rua, atendendo e criando atividades direcionadas para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas. Os POP’s visam também facilitar o acesso a outras políticas públicas na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Além da unidade Leste, há duas unidades no Centro-Sul de Belo Horizonte: Unidade do Contorno, que fica na Av. do Contorno 10.852 no Barro Preto e a Unidade Anexa, na Rua Além Paraíba, 101, no bairro Lagoinha.

Com MPMG

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!