Serra do Curral: Vereadores de BH se reúnem para criar CPI contra a mineração da área

serra curral
(Reprodução/@duda_salabert/Instagram)

O vereador Gabriel Azevedo (sem partido) e a vereadora Duda Salabert (PDT) decidiram atuar em conjunto pela criação de uma CPI da Serra do Curral, contra a mineração na área. O objetivo é apurar ações relacionadas à prefeitura de Belo Horizonte, que podem ter corroborado com o atraso no tombamento da serra como patrimônio e, por consequência, permitiram a mineração do símbolo da capital mineira.

As equipes dos dois parlamentares estão reunidas para finalizar o texto e pretendem conseguir 14 assinaturas ao longo da semana. O colegiado ainda terá a função de apurar o papel do município para impedir a destruição de “uma imagem que está no nosso próprio brasão”.

Por meio das redes sociais, Duda Salabert divulgou um vídeo mostrando os impactos da mineração no local e fez um apelo. “Perdemos a batalha, mas não perdemos a guerra! Continuaremos na luta pelo Tombamento estadual da Serra do Curral – fato que preservará a Serra e a retirará das mãos das mineradoras que só sabem moer montanhas”.

“Vamos acionar a justiça a fim de anular a reunião que aprovou o projeto de mineração que quer destruir uma área do tamanho de 1.200 campos de futebol na Serra do Curral. Ficou escancarada a ilegalidade e imoralidade dessa reunião”, disse a vereadora na legenda do vídeo.

Mineração aprovada

Após mais de 19 horas de reunião, o Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) aprovou, por 8 votos a 4, o licenciamento do CMST (Complexo Minerário Serra do Taquaril) que prevê a mineração em mais de 100 hectares da Serra do Curral. A votação aconteceu durante a madrugada do último sábado (30).

Elaborado pela mineradora Tamisa (Taquaril Mineração S.A.), o projeto possibilitará a lavra a céu aberto de minério de ferro no local, além da instalação de uma unidade de tratamento de minerais, pilhas de rejeito e também bacias de contenção de sedimentos.

A área prevista para a instalação do complexo é adjacente à serra do Taquaril e está localizada na divisa dos municípios de Nova Lima, Sabará e Belo Horizonte. Veja como votaram os conselheiros:

A favor:

  • Verônica I. Cunha Coutinho – Segov (Secretaria de Estado de Governo);
  • Maria Eugênia Monteiro – Sede (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico);
  • Joana Moraes Rabelo Horta L. – Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social);
  • Paulo Eugênio de Oliveira – Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais);
  • Claudinei Oliveira Cruz – ANM (Agência Nacional de Mineração);
  • Denise Bernardes Couto – Sindiextra (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas);
  • Thiago Rodrigues Cavalcanti – Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais);
  • Carlos Orsini Nunes de Lima – SME (Sociedade Mineira de Engenheiros).

Contra:

  • Paulo Pedro Ribeiro – Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis);
  • José Ângelo Paganini – Fundação Relictos;
  • Tobias Tiago Pinto Vieira – Associação Promutuca;
  • Valter Vilela Cunha – Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!