Sirene toca e novo rompimento de barragem pode ocorrer em Brumadinho

CBMG/Divulgação

O Corpo de Bombeiros confirmou que há a possibilidade do rompimento da barragem B6,em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (27). As primeiras informações são de que a barragem tem água.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara disse que a sirene foi acionada no começo da manhã para alertar a população.  “Por volta de 5h30 houve acionamento [da sirene] indicando possibilidade de risco iminente [de rompimento]. A barragem contempla água e o bombeamento está sendo feito para esvaziá-la e torná-la segura”, disse.

As comunidades do Córrego Feijão e Tejuco estão sendo evacuadas e as pessoas conduzidas para locais mais altos dentro da própria comunidade. Elas foram orientadas a ir para casa de parentes e para a frente da igreja mais próxima. Esses pontos não serão afetados caso ocorra um rompimento.

Mesmo com o bombeamento da barragem sendo realizado, não está descartado o rompimento. “Aeronaves estão em prontidão, caso precise decolar com as equipes para pontos mais altos”, concluiu.

A barragem VI é classificada como classe III, tem altura de 40m e capacidade de 843,8 mil metros cúbicos. A barragem I é classe III também, tem 87 metros de altura e capacidade total de rejeitos de 12,7 milhões m³. Até agora, a informação oficial da empresa Vale é de que apenas a barragem I se rompeu e os rejeitos dela atingiram barragens de pequeno porte, as estruturas IV e IVA, de contenção de sedimentos (areia).

Equipamentos na barragem

De acordo com o major Santiago, porta-voz da Polícia Militar de Minas, e falando em nome do comandante da Defesa Civil Estadual, tenente coronel Godinho, as barragens contêm uma balança e um contra-peso, além de um radar. Qualquer movimentação da estrutura, esses sistemas são acionados e, por isso, a sirene tocou, possivelmente por aumento de água na estrutura. Choveu na região, no sábado.

A barragem VI está sendo monitorada desde a sexta-feira (25), quando teve início o bombeamento para retirar um pouco do volume de água de seu interior.

“No início da manhã deste domingo, os trabalhos de buscas foram interrompidos, momentaneamente, para que pudesse ser feita a evacuação das pessoas que moram em área de risco, em face da possibilidade de um rompimento dessa barragem”, explicou o major.

Vale divulga nota

“A Vale informa que, por volta das 5h30 deste domingo, acionou as sirenes de alerta na região da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI. Esta barragem faz parte do complexo de Brumadinho. As autoridades foram avisadas e, como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência. A Vale continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil. Novas informações a qualquer momento.”

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!