Talude de mina da Vale rompe-se parcialmente em Cocais; mineradora garante integridade de barragem

Reprodução/Google Maps

O talude norte da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, se fragmentou parcialmente na madrugada desta sexta-feira (31). De acordo com a mineradora Vale S.A., os blocos que desprenderam “se acomodaram no fundo da cava”.

“Hoje, por volta, das 5h, segundo a Vale, aconteceu um pequeno desplacamento do talude da mina de Gongo Soco. Foi um desprendimento de uma parte insignificante, segundo o empreendedor, que caiu dentro da cava e ali foi acondicionado”, informou o porta-voz da Defesa Civil Estadul, tenente-coronel Flávio Godinho.

“Não trouxe nenhuma característica de gatilho ou de possível tremor que viesse a ter consequência na barragem Sul Superior”, garantiu Godinho, que complementou ainda que ações de monitoramento e acompanhamento continuam sendo realizadas. “Já era previsto que o talude poderia romper, em sua totalidade ou parte dele, e isso vem concretizando a cada dia”.

A Vale afirmou que “as primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências”.

O medo inicial era de que ocorresse o rompimento de uma só vez de todo o talude. Isso poderia afetar a barragem Sul Superior e causar o rompimento desta estrutura em Barão de Cocais, cidade que fica a cerca de 80km de BH. A distância entre as duas é de 1,5 quilômetro.

A Sul Superior está em nível 3 de alerta desde o dia 22 de março, o que significa “rompimento ou risco iminente de rompimento”. Godinho informa que essa estrutura requer uma atenção maior das autoridades, se comparada às demais barragens que também estão no nível 3 no Estado.

“Barão de Cocais requer uma atenção maior que outras neste momento. Temos um fator agravador nesse cenário, ou seja, a queda de um talude que está atrás da barragem é um fato potencializador, que pode ser um gatilho”, explicou.

Godinho ressalta que não há a confirmação de que a queda causará o rompimento da Sul Superior: “Isso é mera suposição, pois não existe estudo conclusivo sobre queda desse talude com rompimento em consequência da barragem”.

Nota da Vale na íntegra:

“A Vale informa que identificou ao longo da madrugada desta sexta-feira, 31/5, o desprendimento de fragmentos do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). Esses blocos se acomodaram no fundo da cava. As primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências.

A cava e a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km da mina, seguem com monitoramento 24 horas por dia de forma remota, com o uso de radar e estação robótica capazes de detectar movimentações milimétricas, além de sobrevoos com drone. A barragem está em nível 3 desde 22 de março e a Zona de Autossalvamento (ZAS) já havia sido evacuada preventivamente em 8 de fevereiro.

A Vale reitera que manterá a comunidade de Barão de Cocais informada da situação.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!