Trabalhadores do metrô de BH aprovam greve durante o Carnaval

metrô greve carnaval
Em assembleia realizada nessa quinta-feira (1º), os trabalhadores do metrô de Belo Horizonte aprovaram o estado de greve durante o Carnaval (Amanda Dias/BHAZ)

Em assembleia realizada nessa quinta-feira (1º), os trabalhadores do metrô de Belo Horizonte aprovaram o estado de greve durante o Carnaval. Segundo o Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), não haverá trens circulando durante os dias de folia em BH caso o Metrô BH não cumpra as reivindicações impostas pela categoria.

Em conversa com o BHAZ, Pedro Vieira, diretor de formação sindical, disse que entre os pedidos dos trabalhadores estão que a empresa providencie trens acoplados e viagens de cinco em cinco minutos durante o Carnaval. Segundo ele, a categoria teme que novos incidentes ocorram no sistema devido o alto número de pessoas que devem utilizar o serviço.

“Durante o Carnaval vão ser milhões de pessoas usando o metrô todos os dias, que é o único transporte de massa na região central. Os ônibus sequer passam pelo Centro. Isso e um risco gravíssimo. Para o metrô funcionar bem, as plataformas não podem superlotar”, explica.

Na visão do sindicato, se o intervalo entre os trens for muito longo, aumenta o risco de colapso no sistema. “Caso ocorra alguma fatalidade, nosso número se seguranças é menor do que sempre foi. Plataformas cheias, pessoas ingerindo álcool, risco de assalto, essa é a receita para algo grave”, reforça.

O sindicato vai se reunir novamente na próxima quarta-feira (7) para definir a data de início da paralisação, caso a empresa não cumpra com o que foi solicitado pelos trabalhadores.

O que diz o Metrô BH?

O BHAZ entrou em contato com o Metrô BH para saber se as reivindicações dos trabalhadores serão acatadas. Em nota enviada à reportagem, a empresa apresentou mais detalhes de como deve funcionar a operação no Carnaval, mas não informou se serão adotadas as medidas solicitadas pela categoria.

“O Metrô BH informa que, ao longo dos últimos dois meses, constituiu uma Comissão Interna Multidisciplinar voltada para o estudo, análise e planejamento estratégico da operação Carnaval 2024, além do monitoramento e fiscalização da sua implementação”, diz a nota.

Segundo a empresa, o metrô estará aberto das 5h15 às 23h. A empresa não informou, contudo, qual será o tempo de intervalo entre as viagens, mas disse que “vai oferecer à população um programa horário especial de Carnaval, com uma oferta maior de trens em todo o período”.

Veja abaixo as ações que devem ser implementadas no metrô durante o Carnaval:

  • Bilhetagem digital: os clientes do Metrô BH possuem duas opções para validar o embarque: por aproximação de cartão de crédito e débito, diretamente nos validadores, ou pelo Aplicativo Bipay, que pode ser recarregado por Pix ou crédito;
  • O App Bipay também possibilita aos usuários o acesso ao sistema de acompanhamento das viagens;
  • Para uma melhor orientação de uso e deslocamento, o Metrô contratou promotores para atuarem nas estações de maior fluxo, que também irão incentivar o uso da bilhetagem digital.
  • Como reforço da sinalização de orientação e segurança, todos os novos painéis de LED instalados nas estações apoiarão os usuários e foliões com mensagens e comunicados.
  • Estão sendo instaladas faixas informativas e áudios educativos para a orientação dos foliões, em todas as estações.
  • O Metrô BH contará com seu quadro de funcionários operacionais efetivos completo durante o Carnaval.
  • Estamos reforçando as campanhas contra a importunação sexual e a proibição de comércio irregular nos canais físicos e digitais da Empresa.
  • O Metrô BH realizará, nos dias 1º e 2 de fevereiro, uma campanha de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), em parceria com o grupo Mobiliza SUS e o BH de Mãos Dadas Contra a AIDS.
  • As obras de revitalização na via permanente e na rede aérea serão suspensas durante o horário operacional do período de Carnaval.
  • As obras de reforma das estações ficarão restritas às áreas técnicas, evitando transtorno aos usuários e foliões.
  • Serão instalados banheiros químicos nas estações Eldorado, Carlos Prates, Santa Efigênia e Santa Tereza, além da contratação de reforço nas operações de limpeza e manutenção.
  • Todas as estações estão equipadas com kit’s de Primeiros Socorros e aparelhos “Desfibrilador Externo Automático – DEA”. Os funcionários da operação do Metrô BH são treinados para a utilização destes equipamentos, em caso de necessidade.
  • O Centro de Controle Operacional do Metrô BH irá acompanhar o fluxo de pessoas na Cidade, em tempo real, durante todo o Carnaval, junto ao COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte).
  • O Metrô está envolvido em todas as reuniões e ações de organização do Carnaval com os órgãos responsáveis pelo evento na Cidade.
  • Foram mapeados os trajetos dos principais blocos que desfilarão nas proximidades das estações e programado reforço operacional e de segurança para atendimento aos usuários e foliões.
Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!