Trabalhadores do metrô de BH avaliam entrar em greve durante o Carnaval

greve metrô carnaval
Os trabalhadores do Metrô BH estudam fazer uma greve durante dos dias de Carnaval em Belo Horizonte para reivindicar mais segurança (Amanda Dias/BHAZ)

Os trabalhadores do Metrô BH estudam fazer uma greve durante dos dias de Carnaval em Belo Horizonte para reivindicar mais segurança e melhores condições de trabalho. Em nota enviada ao BHAZ, o Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) informou que uma assembleia será realizada nesta quinta-feira (1º) para definir a operação do metrô durante os dias de folia.

“Após a privatização houve uma diminuição significativa no número de empregados no metrô. Éramos 1483 empregados e hoje somos 702. Com isso as manutenções e a escala de atendimento nas estações está impraticável, não à toa tem ocorrido vários problemas, como incêndio na rede aérea, pane em elevadores, metrô parando no meio da viagem”, diz a nota.

O sindicato prevê que, durante o Carnaval, o sistema metroviário pode não suportar a quantidade de pessoas que devem vir a Belo Horizonte, o que pode, segundo a categoria, colapsar o serviço.

“Nos anos anteriores a empresa sempre sentava com o sindicato e elaborávamos um plano para atender com qualidade e segurança os usuários. Para esse ano nenhum contato foi feito! O sindicato procurou o Ministério Público do Trabalho que convocou uma reunião de mediação com a presença do sindicato, bombeiros, polícia militar, prefeitura e a Metrô-BH, porém, a empresa não foi”, dizem os trabalhadores.

“Diante do risco aos usuários e empregados o sindicato irá debater em assembleia amanhã uma greve durante o período do Carnaval, caso a empresa não apresente um plano que garanta segurança aos trabalhadores e a população”, acrescenta a categoria.

O BHAZ procurou o Metrô BH para obter um posicionamento sobre o assunto e aguarda o retorno. Tão logo a empresa se manifeste, esta matéria será atualizada.

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!