Transmissão da Covid registra queda e BH volta a ter todos os indicadores no nível verde

covid em bh
O fator Rt caiu para 0,99, atingindo o patamar de menor risco (Amanda Dias/BHAZ)

A transmissão do coronavírus em Belo Horizonte voltou ao nível verde, de menor risco, nesta terça-feira (28). Segundo o Boletim Epidemiológico publicado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no início da noite, o fator Rt (número médio de transmissão por infectado) caiu para 0,99, atingindo o patamar de menor risco.

Já a ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), que ontem (27) alcançou o menor índice deste ano, apresentou um leve aumento na publicação mais recente. Agora, BH tem 42,4% dos leitos de internação grave ocupados.

Também em aumento está a ocupação de enfermarias na capital. O número subiu de 28,8% para 33% de um dia para o outro.

Boletim epidemiológico desta terça-feira (Reprodução/PBH)

Ainda de acordo com o boletim, Belo Horizonte soma 282.795 casos confirmados da Covid-19 até o momento. Desses, 6.725 evoluíram a óbito e outros 274.233 receberam alta. Ainda são monitorados 1.837 casos na capital.

Desmobilização de leitos

Na tarde dessa segunda-feira (28), a PBH anunciou que está transferindo os leitos destinados a pacientes com Covid para o tratamento de outras doenças. Segundo o Executivo municipal, isso só tem sido possível por conta do avanço da vacinação na capital (veja aqui).

“Com a tendência de queda e com os indicadores se mantendo no nível verde, a prefeitura tem feito remanejamento dos leitos para outras doenças. Os índices permanecem em monitoramento constante e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento da população será tratado da forma devida, sempre com o objetivo de preservar vidas”, disse a prefeitura.

Vacinação em BH

Quase dois milhões de belo-horizontinos já imunizaram contra a Covid-19 ao menos com a primeira dose. Esse número corresponde a 82,6% da população da capital.

Com as duas aplicações já se imunizaram 1.221.181 pessoas em BH, o que representa 52,6% do público-alvo. Tomaram a dose de reforço em Belo Horizonte 27.589 pessoas.

Ainda nesta terça-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a ampliação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para maiores de 60 anos. Até então, a pasta havia confirmado a dose de reforço apenas para idosos com 70 anos ou mais; imunossuprimidos e profissionais de saúde (veja aqui).

Até o momento, a PBH não anunciou nenhuma data para a imunização de reforço dessa faixa-etária.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!