Professor da UFMG que contraiu febre amarela faz transplante de fígado; estado é considerado grave

O médico e professor da UFMG Rodrigo Bastos Fóscolo realizou, neste domingo (25), um transplante de fígado. O procedimento faz parte da luta do docente contra a febre amarela. Ele está internado no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. Segundo informações de amigos, o estado de saúde do docente é grave.

O fígado implantado em Fóscolo veio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, após campanha realizada nas redes socais. Também nas redes sociais, familiares e amigos de Fóscolo tentaram mobilizar o máximo de pessoas possível para doarem sangue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) ainda não emitiu posicionamento sobre a informação de que o professor já havia se vacinado contra a doença.

No último boletim epidemiológico, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) havia confirmado 86 mortes em Minas Gerais. Segundo a secretaria, continuam em investigação 505 casos suspeitos da doença.

Dos casos confirmados, 199 são homens e 23 mulheres. Já dos que resultaram em morte, 3 foram do sexo feminino, o que representa 3,5% do total de óbitos confirmados até então. Em relação ao informe epidemiológico anterior, divulgado no último dia 15, foram dez novos óbitos.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!