Transvest fica: Minas terá primeira casa para acolher pessoas trans em situação de rua

Moisés Santos/BHAZ

A Transvest, organização não governamental (ONG), que acolhe alunos e alunas travestis e transexuais continuará exercendo suas atividades em Belo Horizonte. Além da continuidade dos serviços, como supletivos e oficinas profissionalizantes, o projeto contará ainda com uma casa para acolher pessoas transexuais em situação de rua.

Criada em 2015, a ONG corria o risco de ter suas atividades encerradas por conta de problemas financeiros. Pelas redes sociais, a Transvest anunciou nessa terça-feira (30) a criação de um coletivo financeiro para arrecadar fundos para que assim o projeto não seja encerrado.

Em conversa com o BHAZ, a fundadora do Transvest, Duda Salabert, disse que após a divulgação da possibilidade de fechamento, os organizadores receberam muitas doações. “Acabou que após a notícia do risco de fecharmos as portas recebemos muitas doações e elas garantirão a continuidade do projeto. A Transvest não vai fechar”, contou.

Entre as novidades para a continuidade da ONG está o projeto que visa abrir uma casa de acolhimento de pessoas transexuais em situação de rua. “Agora vamos planejar a abertura desta casa que será a primeira de Minas Gerais com o objetivo de acolher as trans. Estamos ainda na fase do projeto”, disse.

Atualmente, os cursos da Transvest são oferecidos no Edifício Maletta, mas o projeto logo estará de casa nova, conforme conta Duda. “Em agosto nós iremos para o Centro de Referência da Juventude (CRJ), na praça da Estação, e isso diminuirá os nossos gastos mensais que giram em torno de R$ 8 mil”.

A solidariedade das pessoas é agradecida pela professora. “A gente fica feliz com as doações, pois a Transvest não é um projeto meu, mas de Belo Horizonte. A cidade o acolheu como um projeto social relevante”, concluiu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!