Pesquisar
Close this search box.

Trégua do tempo seco? Saiba quando deve chover em Belo Horizonte

Por

chuvas bh
Fenômeno 'cortina de fumaça' devido a falta de chuva em BH (Amanda Serrano/Divulgação)

Já ouviu aquele ditado de que nada é tão ruim que não possa piorar? A relação de Belo Horizonte com a chuva tá mais ou menos desse jeito. Nesta quarta-feira (4), a capital mineira completou 138 dias de estiagem, o maior período em 61 anos. A má notícia? É que ainda não há uma previsão certa de quando o período de seca vai acabar.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não há previsão de chuva nos próximos dias. “Não dá para especificar o dia, apenas que deve ocorrer a partir da segunda quinzena deste mês. Já nesta semana, o tempo seco perdura, com a umidade do ar podendo chegar a 10%”, explica ao BHAZ.

No final de agosto, a previsão era de chuva até o dia 10 de setembro. Depois, a data foi estendida para o dia 20. E, agora, não há nenhuma data estimada de quando o período de estiagem em BH deve acabar.

A seca prolongada também propicia a ocorrência de incêndios, o que piora ainda mais a qualidade do ar. Devido a isso, a capital mineira não tem acordado com o horizonte tão belo. Nos últimos dias, a cidade está envolta em uma “cortina de fumaça“, que deve perdurar até a próxima chuva.

Previsão para os próximos dias em BH

Em pleno inverno, Belo Horizonte registrou a temperatura mais quente do ano, com 34,4 ºC, nessa terça-feira (3). A meteorologista ressalta que esse recorde pode ser quebrado nesta quinta-feira (5). Segundo ela, a previsão para amanhã é de céu claro, com temperaturas que podem variar de 17ºC a 35ºC.

Além disso, a umidade relativa do ar na capital mineira pode atingir uma mínima de 10%, valor que representa risco potencial para a saúde. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte de África, a umidade relativa do ar varia entre 14% e 20%, muito abaixo dos 60% classificados como ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Na sexta-feira (6), ocorrerá uma intensificação do transporte de umidade do oceano para o interior do continente. O dia será de céu claro e parcialmente nublado, com ligeiro declínio da temperatura máxima e aumento da mínima, variando entre 18ºC e 30ºC. A umidade relativa do ar também deve aumentar no período da tarde, chegando a 30%”, acrescenta a especialista.

No sábado (7), o céu deve continuar nublado com temperaturas variando entre 17ºC e 31ºC, e umidade do ar em torno de 30% no período da tarde. “Já no domingo, o céu volta a ficar claro. A previsão é para temperaturas entre 16ºC e 32ºC, com queda da umidade do ar, que deve atingir 25%”, conclui Anete.

Entenda o fenômeno da ‘cortina de fumaça’

Ao BHAZ, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, explicou o motivo dessa “cortina de fumaça”. “A corrente de ventos tem transportado poluentes provenientes de focos de queimadas, que se intensificam durante o período de seca. Esses poluentes estão sendo retidos próximo à superfície, formando uma neblina que turva o céu e reduz a visibilidade na cidade”, afirma.

De acordo com a especialista, a massa de ar seco que atinge a cidade, característica do inverno, agrava ainda mais a situação. “A massa de ar seco e quente, que é característica desse período, junto com a grande amplitude térmica e os 128 dias sem chuva em BH, contribuem para que esse cenário se mantenha”, complementa Andrea.

Clique aqui para ver o antes e depois de BH após quase 140 dias sem chuva.

Amanda Serrano

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ