Turista passa Carnaval em BH e descobre o que é que o mineiro tem: ‘É realmente diferenciado’

turista passa carnaval em bh
Goiano, Luiz Gomide passou boa parte da vida em Brasília (Luiz Gomide/Arquivo pessoal)

Um turista goiano, que mora em São Paulo, comprovou a velha do hino popular dos mineiros: “Óh, Minas gerais, quem te conhece não esquece jamais”. De passagem por Belo Horizonte para o Carnaval deste ano, Luiz Gomide ficou na casa de um amigo e acabou se apaixonando pela hospitalidade que viu por aqui.

“O povo mineiro é um negócio surreal e eu posso provar”, iniciou Luiz em um post no TikTok, no qual compartilha a experiência das primeiras 72 horas em Minas.

No vídeo, Luiz já começa destacando que chegou na casa dos pais amigo pouco após o horário do almoço, na sexta-feira (17), e foi logo recebido com uma mesa lotada de comida típica. No quesito culinária, ele ainda lembra que, a cada momento, era surpreendido com uma oferta de refeição farta e calorosa.

@lfgomide574 Eu vou generalizar sim porque em todas as vezes que eu fui pra minas todo mundo sempre foi super atencioso! Vocês tão de parabéns 🤩 #minasgerais #belohorizonte #mineiro #lfgomide ♬ Aesthetic – DJ Aurier

‘50% de Minas Gerais’

Em conversa com o BHAZ nesta sexta-feira (24), Luiz conta que nasceu em Goiânia (GO), mas passou boa parte da vida em Brasília. Atualmente, mora em São Paulo a trabalho e, vira e mexe, visita amigos em Belo Horizonte.

Como o pai é do interior do estado, ele tem “50% de Minas Gerais” no sangue, apesar de nunca ter vivido aqui. O gerente de comunicação, de 26 anos, passou o Carnaval de 2020, pré-pandemia, na folia belo-horizontina, mas considera que aproveitou mesmo a curtição somente agora.

“No geral, eu achei as pessoas muito mais abertas. E isso é uma coisa que eu já tinha percebido, já tinha ido a Belo Horizonte em alguns momentos. A abertura do mineiro de querer aproveitar aquilo com você”, elogia o goiano.

Cafezinho e comida boa

A experiência na casa do amigo belo-horizontino só reforçou as impressões de Luiz. “O pai dele uma hora virou e disse que tinha que comprar ovo. Ele volta com pão francês e carne na panela. Falou: ‘não, é pra vocês lancharem aí antes de irem pro bloquinho de noite, pra dar uma sustância’. E ele veio com um pote, quase um balde de torresmo pra gente beliscar à tarde enquanto trabalhava”, recorda no vídeo que já viralizou.

Em outro momento da estadia, o anfitrião “brotou” na cozinha de casa, viu que o jovem comia uma fatia de bolo e, prontamente, se ofereceu para passar “aquele” cafezinho.

“Acordei no outro dia, cara, aquele café da manhã de mineiro que dá de dez a zero em café da manhã de hotel. O mineiro é interessado, gosta de conversar e eu gosto de conversar também”.

Além de levarem Luiz e o filho ao bloquinho às 8h30 da manhã em um dos dias de Carnaval, os pais do amigo ainda deixaram uma barra de chocolate no quarto dele, um mimo para quando chegasse do rolê. “Pensa num povo legal”, conclui o jovem, maravilhado (assista abaixo).

Nos comentários da publicação, muita gente se identificou com o relato de Luiz. “A demonstração de amor do mineiro: comida e café (sou mineira)”, escreveu uma mulher.

“Dica: nunca recuse o cafézinho (a não ser que você não goste), passar cafezinho para a visita é a forma de demostrar que gostamos da visita”, orientou outra internauta.

“Fui pra BH ano passado e, sem dúvidas, eles são uns amores de pessoa.. dá vontade de guardar num potinho haha”, disse uma terceira.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!