UFMG e Nova Lima fecham parceria para criar centro de apoio a pessoas com autismo

centro apoio pessoas com autismo
Acordo de cooperação foi assinado nessa sexta-feira (12) (André Dias/UFMG)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a cidade de Nova Lima, na região metropolitana de BH, fecharam parceria para criança de um centro de apoio a pessoas com autismo na cidade. A assinatura do acordo de cooperação ocorreu ontem (12).

O projeto do Centro Unificado de Recuperação e Estimulação do Desenvolvimento Neural para Indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e/ou Deficiências Cognitivas atende legislação aprovada pelo prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira, em agosto do ano passado.

Por meio do acordo, a UFMG será responsável por formular a proposta de criação e operação do centro, que prestará serviços de saúde especializados e multidisciplinares para pessoas com TEA ou deficiência cognitiva.

Desde novembro do ano anterior, docentes e estudantes de áreas como psicologia, medicina, musicoterapia, enfermagem, educação física, nutrição e fonoaudiologia têm se envolvido no programa de extensão denominado Observatório de Estratégias e Abordagens em Educação Especial e Inclusiva.

A professora Érika Lourenço, que lidera o programa de extensão, detalha que a proposta contemplará a oferta de serviços, a conexão com o Sistema Único de Saúde (SUS) e as necessidades de infraestrutura, equipamentos, instalações e equipe multidisciplinar.

“Esse mapeamento será crucial para a cidade calcular os custos e concretizar o centro de recuperação e estimulação”, destaca a professora. Ela acrescenta que o objetivo é estabelecer uma organização de vanguarda no atendimento a esses indivíduos.

Com o centro em operação, a intenção é envolver tanto estudantes de graduação quanto de pós-graduação da UFMG nas atividades do centro, que servirá como campo para o desenvolvimento profissional e projetos de extensão.

Ativo desde 2022, em colaboração com a Prefeitura de Nova Lima, o programa Observatório de Estratégias e Abordagens em Educação Especial e Inclusiva realiza outras iniciativas com o município, como cursos rápidos para educadores, análise de currículos escolares, avaliação de políticas públicas, introdução de um curso sobre TEA na Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, além de uma plataforma online para capacitação docente.

De acordo com Claudia Mayorga, a vice-reitora, este projeto tem mostrado sucesso e contribui para a expansão da extensão universitária. “Aproximar-se mais dos municípios é crucial para que a UFMG atue em conjunto com outros segmentos da sociedade, reforce as políticas públicas e influencie a formação de nossos alunos”, enfatiza.

Com UFMG

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!