UFMG sobe em ranking e é uma das 400 melhores universidades do mundo

Divulgação/UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) subiu no Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial, na faixa que agrupa as 301 as 400 melhores do mundo, e se tornou uma das três instituições de ensino superior brasileiras com melhor avaliação a aparecer no levantamento.

Os dados do ARWU, na sigla em inglês, foram divulgados na última semana. Na última edição do estudo, que tem origem chinesa, a UFMG aparecia entre 401 e 500.

A classificação aponta as 500 melhores universidades mundiais segundo critérios como qualidade na educação, premiações alcançadas pelo corpo docente, publicações nas revistas Nature eScience e publicações indexadas nas áreas de ciências sociais.

ufmg
Reprodução/ARWU

Além da UFMG, aparecem na lista a Universidade de São Paulo (USP) – posicionada entre as 150 líderes do mundo -, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas na faixa entre a 301ª e a 400ª colocação. Na faixa seguinte, de 400 a 500, figuram as universidades Federal do Rio Grande do Sul e Estadual de Campinas.

O primeiro lugar do ranking é ocupado, desde 2003, pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A instituição possui 100 pontos, a nota máxima, nos critérios de avaliação. Em segundo lugar aparece a também norte-americana Stanford University, com atingiu 74,7 pontos.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!