Unidade da UFMG é ocupada e estudantes decidem se farão paralisação geral

Divulgação/UFMG

Estudantes da UFMG realizarão nesta sexta-feira (21) às 17h uma assembleia geral contra a PEC 241 e a fim de organizar a agenda do movimento. A assembleia é convocada pelo Diretório Central de Estudantes da universidade e decidirá se a universidade irá aderir à greve geral programada para segunda-feira (24).

“A gente acredita que é muito importante a mobilização porque, se aprovada, a PEC representará um retrocesso. Hoje a gente tem uma universidade que está expandida, esse é o primeiro ano em que a entrada de alunos cotistas representam 50% dos ingressos”, explica Débora Araújo Costa, graduanda de Direito e uma das diretoras do DCE da UFMG.

A assembleia irá acontecer na Praça de Serviços do campus e definirá a agenda do movimento e se ocorrerá a paralisação e ocupação da UFMG na segunda-feira. No dia acontece a votação da PEC 241 e está prevista uma paralisação nacional de estudantes e funcionários técnico-administrativos com várias universidades públicas do país já confirmadas.

O Centro de Atividades Didáticas 1, conhecido como CAD1, está ocupado desde quarta-feira (19) à noite, quando uma assembleia realizada no Instituto de Ciências Biológicas optou pelo ato. A decisão foi tomada por estudantes e Diretórios Acadêmicos de cursos da universidade da área biológica.

Segundo informações do DCE, alguns professores manifestaram apoio ao movimento e consequente proposta de paralisação, mas o protagonismo é dos estudantes.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!