Prefeitura amplia locais de vacinação contra a gripe em BH; veja endereços

vacina gripe bh
Prefeitura ampliou locais para a vacinação contra a gripe em Belo Horizonte (PBH/Divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nessa quarta-feira (3), a ampliação da parceria com drogarias da cidade para a vacinação contra a gripe. Agora, a população também pode receber o imunizante em mais 14 farmácias.

Até então, 20 drogarias estavam vacinando em BH: 10 lojas da Drogaria Araújo e outras 10 da Droga Clara. Assim, com a nova parceria, também é possível tomar a vacina gratuitamente em 14 farmácias da rede Drogarias Pacheco (veja lista com endereços e horários de vacinação).

Quem pode tomar a vacina da gripe em BH?

A prefeitura convoca idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas imunossuprimidas; trabalhadores da área de saúde, entre outros públicos.

Confira abaixo os demais grupos:

  • Pessoas com comorbidades;
  • Professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada;
  • Agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional.

Além disso, já foi convocada a população acamada e que vive em instituições de longa permanência, que recebem a vacina nas residências. Crianças de seis meses a cinco anos podem tomar o imunizante exclusivamente nos centros de saúde.

Vale mencionar que não há contraindicação em tomar a vacina contra gripe em BH e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19, no mesmo dia.

Saiba mais sobre o vírus Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, que se transmite facilmente. O período de incubação é de um a quatro dias, e os sintomas podem variar entre os mais leves e os mais graves.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada.

A gripe tem sintomas característicos, como febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Desse modo, a febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Lactentes no primeiro ano de vida; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes; idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais estão mais propensos a ter quadros mais severos.

Nos casos mais graves, pode existir dificuldade respiratória e necessidade de ir ao hospital. Assim, se ocorrer o agravamento do quadro clínico, o paciente pode desenvolver uma síndrome respiratória aguda grave ou até mesmo morrer.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!