A campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários inicia nesta terça-feira (24) na capital mineira. Como ato simbólico, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aplicou, nesta segunda-feira (23), o imunizante em residentes do Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde, no bairro São Geraldo, na região Leste de BH.
De acordo com a PBH, nesse primeiro momento, a vacina contra a gripe estará disponível apenas para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Veja quem pode tomar o imunizante:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- Gestantes;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Puérperas (até 45 dias após o parto);
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das forças armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos Correios;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), as doses estarão disponíveis, de segunda a sexta-feira, nos 153 centros de saúde da capital, incluindo no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços estão disponíveis no Portal da PBH.
Para se vacinar, é necessário portar documento de identificação e o cartão de vacina. Além disso, as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, o cartão da gestão ou o registro do hospital onde o parto ocorreu.












