Vacinação é ampliada para pessoas com comorbidades de 18 a 33 anos

Vacinação contra Covid
Pessoas devem ter se cadastrado na PBH até o dia 3 de maio (Marcelo Barbosa/Imprensa MG)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades de 18 a 33 anos completos até 31 de maio. A partir de segunda-feira (17), integrantes desse novo grupo que já preencheram o cadastro da prefeitura até as 12h59 do dia 3 de maio poderão tomar a primeira dose do imunizante.

A vacinação para este público será em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h, e em pontos de drive-thru, das 8h às 16h. Os endereços estão disponíveis neste link. As comorbidades que são levadas em conta para a priorização na vacinação estão listadas aqui.

Orientações

Além de ter preenchido o cadastro no site, é necessário reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data do cadastro.

Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo e, em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis.

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações:

  • Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • Ter preenchido cadastro para a vacinação, de forma válida, até 23h59 de 3 de maio;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; 
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Novo cadastro

Nessa quinta-feira (13), a PBH reabriu o cadastro para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades residentes na capital. Segundo a PBH, no primeiro cadastramento, foram registrados 102.039 cadastros válidos de pessoas com comorbidades e 12.221 de gestantes e puérperas. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios. As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam se cadastrar. 

O cadastro ficará aberto até as 23h59 do domingo (16), neste link. A vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades está suspensa. A PBH orienta que os cadastrados guardem a confirmação enviada por meio eletrônico para maior agilidade no dia da vacinação, e ressalta que não serão aceitos envios de cadastros por email ou por telefone.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!