Crianças e adolescentes de BH serão vacinados contra o HPV nas escolas

Karen Moreira/PBH

Com o objetivo de aumentar o número de adolescentes imunizados contra o HPV, a prefeitura de Belo Horizonte está enviando cartas para pais e responsáveis de estudantes da rede municipal de ensino solicitando a liberação da vacinação.

O público alvo da campanha são meninas de 9 a 14 anos e meninos com idade entre 12 e 13 anos que ainda não receberam vacinação, ou que estão com o esquema vacinal em atraso.

Os adolescentes precisam devolver para a escola a carta assinada pelos pais e responsáveis para serem imunizados.

A vacinação terá início no dia 3 de julho e protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). Ela ainda possui eficácia de 98% para aqueles que seguirem corretamente o esquema vacinal e deve ser tomada em duas doses no intervalo de seis meses.

A vacina atua na prevenção do câncer de colo do útero; de órgãos genitais femininos e masculinos; e de boca. De acordo com o Ministério da Saúde, a definição da faixa etária para a vacinação tem como objetivo proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Até o dia 14 de julho cerca de 120 profissionais da Rede SUS-BH estarão atuando nas 173 escolas municipais para realizarem a imunização.

Da PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!