Veja datas e locais para vacinação de pessoas com comorbidades em BH

Vacinação contra Covid-19

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) definiu, nesta quarta-feira (5), o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades. A partir da sexta-feira (7), poderão tomar a primeira dose aqueles que preencheram o cadastro no portal da prefeitura até 3 de maio, às 23h59. Confira a programação:

  • Sexta-feira, dia 7: 
    • pessoas com Síndrome de Down com idade entre 18 e 59 anos completos até 31 de maio;
    • pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos completos até 31 de maio;
    • gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos completos até 31 de maio;
    • pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos completos até 31 de maio;
  • Sábado, dia 8: pessoas com comorbidades de 59, 58 e 57 anos completos até 31 de maio;
  • Segunda-feira, dia 10: pessoas com comorbidades de 56 e 55 anos completos até 31 de maio.

A vacinação para este público será em pontos fixos exclusivos, das 8h às 16h. Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no portal da PBH, neste link. As comorbidades que são levadas em conta para a priorização na vacinação estão listadas aqui.

Orientações

O grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de vacinas. Além de ter preenchido o cadastro no site, é necessário reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Esses documentos devem conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data do cadastro.

Todas as declarações apresentadas são de total responsabilidade da pessoa e de quem os emitiu. Além disso, o cadastro será enviado aos órgãos de controle externo e, em caso de informações inverídicas, ficarão sujeitos às responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis.

No momento da vacinação, o público precisa seguir as seguintes orientações:

  • Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
  • Ter preenchido cadastro para a vacinação, de forma válida, até 23h59 de 3 de maio;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; 
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Cadastro

De acordo com a PBH, foram registrados 102.039 cadastros válidos de pessoas com comorbidades e 12.221 de gestantes e puérperas. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios. As pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam se cadastrar. 

O cadastro de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas será reaberto assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber informações de novas remessas para vacinar esses grupos.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!