Fim de semana em BH: Veja como fica a previsão do tempo

belo horizonte calor
Onda de ar quente atuará até a próxima semana (Henrique Coelho/BHAZ)

Blusa de frio? Que nada! Se for pegar algum objeto ao sair de casa, escolha uma sombrinha e garrafa d’água. É que, apesar da estação do ano ser outono, a previsão do tempo indica que BH vai ter clima de verão neste fim de semana.

De acordo com o Climatempo, a mínima deve ficar na casa de 19°C, enquanto a máxima pode atingir até 30°C neste sábado (4). O céu ficará praticamente sem nuvens durante o dia e também de noite. A umidade relativa do ar deverá ficar em 41%.

Já no domingo, as altas temperaturas continuam. A previsão aponta que os termômetros devem variar entre 17°C e 30°C. O dia terá o clima aberto, com a umidade relativa do ar na casa de 48%.

A previsão segue o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado já avisou que Belo Horizonte vai sofrer com onda de calor até a próxima segunda-feira (6).

Outras 493 cidades de Minas também devem sofrer com o clima quente atípico para a época do ano. As regiões mais afetadas são o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Vale do Jequitinhonha, Noroeste e região metropolitana de BH.

Cuidados com o calor extremo

Entre as orientações de especialistas diante de um período de calor extremo, a primeira e mais importante é: beber muita água. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Confira outras dicas:

  • Usar roupas folgadas e leves.
  • Proteger-se contra queimaduras solares.
  • Ao ar livre, use chapéu de abas largas e óculos de sol.
  • Não permanecer em um carro estacionado sob o sol.

Além do mau estar físico, especialistas da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) explicam que manter o corpo em 36ºC é o ideal para evitar o chamado estresse térmico.

“O termo estresse ao calor é quando o corpo é exposto a altas temperaturas, que poderiam elevar o organismo até 40ºC, um limiar crítico para o corpo. Quando o organismo atinge esses 40ºC, os órgãos podem começar a disfuncionar ou até parar de funcionar, e levar a pessoa à morte. Por isso, se proteger do calor e investir em Políticas Públicas ambientais é essencial”, explica o médico da família, Enrique Barros.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!