Ventos em BH chegam a 90km/h, atingem índice de tempestade e causam estragos pela cidade

Dezenas de árvores caíram por BH e milhares de moradores ficaram sem energia (Montagem/Bhaz)

A forte chuva que atingiu Belo Horizonte durante toda a quinta-feira (15) teve um elemento assustador: as fortes rajadas de vento. A velocidade chegou a atingir 90km/h, às 18h, na Zona Sul de Belo Horizonte e registrou uma média de 85km/h, apenas dois índices antes de furacão na escala Beaufort.

Usada para classificar a intensidade dos ventos, a escala Beaufort possui 12 níveis. A recebida pela capital mineira atingiu a décima, considerada de tempestade ou “muito dura”. Após esse índice, existem apenas dois: tempestade violenta e o último, furacão.

O resultado de tal intensidade foi caótico. Milhares de belo-horizontinos ficaram sem energia elétrica em alguma ou grande parte do dia. Moradores do Buritis, Santo Antônio, Vila Paris, Cidade Jardim, Serra, São Bento, entre outros, ficaram no escuro.

O trânsito na região central deu nó. O engarrafamento chegou a atingir 137km por volta das 18h, um índice 26% maior do que o registrado para o horário. A avenida Nossa Senhora do Carmo travou após quedas de árvores na região. Na avenida do Contorno com rua Grão Mogol e avenida Afonso Pena próximo à rua da Bahia, árvores de grande porte atrapalharam o trânsito.

Avenida Nossa Senhora do Carmo travou (Reprodução/Twitter/@thobias_almeida)

Nos bairros São Bento, Santa Tereza, Anchieta e Cruzeiro, outras ocorrências de queda de árvore também interditaram momentaneamente o trânsito na região. Até o fechamento desta reportagem, nenhum ferido havia sido registrado por conta desses casos.

A combinação chuva forte constante e rajadas de vento causaram outros transtornos. Um outlet na saída de BH em direção ao Rio de Janeiro foi atingido por um desmoronamento de terra, o que gerou correria e desespero.

Na BR-381, justamente no trecho conhecido como Rodovia da Morte, a queda de uma árvore complicou o trânsito. Equipes dos bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal demoraram cerca de 2h para liberar completamente o tráfego de veículos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!