BH pode ter cartão eletrônico para dar gratuidade a crianças no transporte público

Tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação do cartão eletrônico para crianças de até 7 anos andarem gratuitamente no transporte público da capital. Apesar da isenção já acontecer, a proposta tem o objetivo de evitar que os pequenos se rastejem embaixo da roleta ou que ainda precisem estar no colo de algum responsável.

O autor do PL, vereador Osvaldo Lopes (PHS), destaca que chega a ser constrangedor a criança precisar sujar a roupa para obter a gratuidade em BH e que caso torne lei o projeto traria dignidade às crianças. “É um constrangimento, principalmente nos dias de chuva, além da vergonha, e humilhação frente aos demais passageiros, ao ser obrigada a rastejar”, afirma.

Apesar do PL tramitar em primeiro turno na Casa Legislativa ele está sendo analisado pela Comissão de Orçamento e Finança Públicas. Nesta quarta-feira (7) ela enviou o projeto à BHTrans e Secretaria Municipal de Governo para avaliarem os impactos causados nas finanças da cidade. Outro ponto de indagação é se a gratuidade será para crianças de até 5 anos ou 7.

O vereador Jorge Santos (PRB), relator do PL na comissão, vai ao encontro do posicionamento do parlamentar, afirmando que o cartão eletrônico “buscaria implementar uma forma mais digna das crianças acessarem a parte de trás dos coletivos”, disse.

Com CMBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!