Vereadores são ameaçados de morte na véspera de possível cassação na Câmara: ‘Balela pra me prejudicar’

Karoline Barreto/CMBH

Na véspera da votação que poderá determinar a cassação do mandato do vereador Cláudio Duarte (PSL), os parlamentares Nely Aquino (PRTB) e Jair Di Gregório (PP) receberam ameaças de morte na noite dessa quarta-feira (31). De acordo com eles, as ameaças vieram de uma pessoa ligada ao vereador do PSL que afirma não ter relação com o caso (veja abaixo).

“Ai vereador Jair Di Gregório… Quero ver você votar contra o Cláudio amanhã. Eu vou te explodir”, diz a pessoa em uma mensagem de áudio enviada ao WhatsApp do vereador do PP.

Em entrevista ao BHAZ, Di Gregório disse que sobre Nely Aquino, presidente da Câmara Municipal de BH (CMBH), as ameaças de morte foram destinadas ao filho dela de 6 anos. “Tanto ela como eu recebemos as ameaças da mesma pessoa e no mesmo horário. Para ela mandaram um vídeo do filhinho dela saindo da escola e eles o ameaçando de morte”, disse. 

Segundo o vereador, há algum tempo ele e Nely foram “eleitos” por Cláudio Duarte como seus “inimigos”. “Ele invadiu meu reduto [eleitoral] de forma mentirosa e eu não aceitei. Todo mundo sabe que há pouco tempo usei o microfone da Câmara para informar que votarei a favor da cassação e que não aceitaria ameaças”, contou.

Após essa declaração, as ameaças aumentaram, conforme conta Jair Di Gregório. “O Cláudio usa assessores para tentar intimidar os demais colegas de Casa, mas comigo isso não acontecerá, pois não tenho rabo preso com ninguém”.

As ameaças feitas ao filho de Nely Aquino abalaram profundamente a parlamentar, como conta o esposo dela, Ronny Rinco. “Ela está abatida, mas tem que levantar a cabeça, pois precisa fazer seu trabalho. A gente fica assustado, pois nas gravações a pessoa disse que tem mais de 50 filmagens dele saindo da escolinha”, contou ao BHAZ.

Ronny ainda revelou que as ameaças foram enviadas para seu celular, pois Nely trocou recentemente de número. Ele informou que acredita que tenha recebido os vídeos porque os criminosos não têm o novo número da presidente da CMBH.

Visando a garantir sua integridade, Jair Di Gregório e Nely Aquino vão recorrer ao setor de segurança da Câmara Municipal, além de fazer um boletim de ocorrências. “Já comuniquei aos demais vereadores e todos estão assustados [com as ameaças]. Hoje (ontem) havia seis parlamentares com o voto indeciso, mas conversei com eles e me garantiram que votarão pela cassação”, informou Jair.

‘Balela pra me prejudicar’

O BHAZ entrou em contato com o vereador Cláudio Duarte na manhã desta quinta-feira (1º) e ele disse que as denúncias são “improcedentes”. “Isso é totalmente improcedente e repudio esse tipo de atitude. Não procede e é mais uma balela pra tentar me prejudicar. Eu não tenho nada a ver com isso”.

Para o parlamentar as denúncias são para “tirar o foco” da votação de hoje: “Repudio veementemente quem possa ter feito uma atitude dessa”, disse.

Uma reunião plenária extraordinária está marcada para ocorrer hoje pela manhã e nela os vereadores decidirão pela cassação ou não do mandato de Cláudio Duarte. No começo de abril, o vereador e seu chefe de gabinete, Luiz Carlos de Souza Cordeiro, foram acusados de integrar uma organização criminosa que praticava “rachadinhas”, crime que consiste em dividir os salários dos funcionários.

Para o mandato de Cláudio Duarte ser cassado é preciso que 28 vereadores votem “sim”. Nos bastidores da Câmara, segundo Jair Di Gregório, o parlamentar do PSL será cassado por unanimidade. “Arrisco a dizer que ele entrará para a história de Belo Horizonte como o primeiro vereador cassado pelos colegas e por unanimidade”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!